Continuamos com a série de artigos sobre o software Grace. Agora iremos usar a ferramenta "fitting" para aproximar uma curva de dados experimentais por uma função analítica com graus variados de liberdade.
Para iniciar o uso da função, use o menu Data-->Transformation-->Non linear curve fitting, conforme a figura abaixo:
Na janela que surge, coloque a expressão desejada para o fitting no campo "Fórmula". Lembre de que as constantes serão calculadas a partir do a0 e não do a1. Portanto, se houver 5 constantes, elas começarão do a0 e irão até o a4.
Lembre também de marcar no item "Parameters", a quantidade de constantes a serem calculadas. Em nosso exemplo, serão 5. Para o exemplo em questão, usamos a fórmula y=a0*x^a1+a2*sin(a3*ln(x))+a4*cos(a5*x).
Note os campos que devem permanecer marcados! Sem isso, o processo pode não dar certo, até mesmo impedindo o funcionamento.
Agora é só clicar em "Apply". Clique algumas vezes para aprimorar o resultado. Veja o resultado. Não está fantástico, mas é apenas um exemplo, um bom exemplo dessa fabulosa ferramenta.
[2] Comentário enviado por Ramax em 05/07/2008 - 23:25h
Apesar de carinhosamente apelidado de "disGRACE", esse programa é muito útil pra mim na faculdade, uso-o muito pra fazer essas plotagens e análises. Taí mais uma função muito bem explicada. Valeu! ;)
[3] Comentário enviado por juliaojunior em 06/07/2008 - 00:43h
"disGRACE"? Essa eu nunca tinha ouvido. Muito boa.
E merece o apelido. Já sofri, e ainda me quebro, muito mesmo tentando usar essa programa. Documentação não é nada boa, e às vezes parece provocar o usuário, nunca aparecendo o que realmente se quer. Mas paciência, à medida que o tempo der vou escrevendo sobre ele e compartilhando com vocês.