Esse artigo é um resumo simples e básico de instruções para usuários iniciantes em Linux que querem começar a usar a distribuição Slackware Linux, especificamente as versões 12.0 e 12.1.
O objetivo dessa parte do artigo é apenas realçar algumas características que diferenciam as distribuições aqui comparadas. Não tenho nenhum interesse em denegrir ou menosprezar qualquer distribuição. No meu entendimento dizer que uma distribuição é melhor que a outra tem muito mais a ver com gosto pessoal e costume do que qualquer outra coisa.
Existem muitas distribuições no mundo. Apenas relacionei aqui aquelas com que tive mais contato, direta ou indiretamente. Peço desculpas aos usuários das distribuições citadas se por acaso errei em alguns pontos. Se for esse o caso, peço que por gentileza relatem os meus erros para que os outros leitores tenham a informação correta.
Instalação: não muito fácil, menus em modo texto. A interação com o usuário é grande e todo o processo não demora muito. Só em inglês.
Pacotes: a seleção não é específica para desktops ou para desenvolvedores ou para servidores, mas possui pacotes para atender a todas essas áreas, principalmente servidores. O usuários escolhe os pacotes durante a instalação. Se optar por instalar tudo, muita coisa não será usada. Não possui gerenciador padrão de pacotes.
Ambiente gráfico: não tem padrão. O usuários escolhe inicialmente entre KDE, XFCE, Fluxbox e outros.
Configuração do sistema: essencialmente pelo terminal, modo texto ou até mesmo menus em modo texto. Exemplo: pkgtools.
Resolve dependência de pacotes: não, pois não possui gerenciador de pacotes por padrão. Porém, gerenciadores que resolvem dependências podem ser instalados.
Velocidade de boot: O padrão não é muito rápido. Precisa desabilitar serviços e fazer outras configurações para ficar melhor.
Segurança: muito seguro.
Bugs: completamente livre de bugs.
Ubuntu Linux
Ubuntu, de acordo com a Distrowatch é a distribuição mais popular e ocupa a primeira posição em popularidade há muito tempo. É uma distribuição que sofre um certo preconceito, pois muitos acreditam que é uma distribuição feita par noobs. Ubuntu é uma palavra africana que significa algo mais ou menos como "humanidade para todos".
Instalação: fácil em modo gráfico. apesar de ser fácil e precisar de pouca interação com o usuário é demorada. Em muitos idiomas diferentes.
Pacotes: vem com uma ótima seleção de pacotes para desktops e boa seleção para servidor; muito mais pode ser adicionado usando gerenciador de pacotes padrão.
Ambiente gráfico: o padrão é Gnome.
Configuração do sistema: essencialmente em modo gráfico.
Resolve dependência de pacotes: sim.
Velocidade de boot: o padrão é um pouco rápido. Pode ficar mais rápido se desabilitar serviços.
Segurança: seguro.
Bugs: alguns usuários dizem que abandonaram o Ubuntu devido a Bugs. Mas o sistema é constantemente atualizado.
Zenwalk
Zenwalk é uma distribuição veloz feita para desktops e para desenvolvedores. É baseada em Slackware, mas possui outra filosofia e outro foco de usuários. Uma dica do VOL que compara Zenwalk com o Slackware detalhadamente: Zenwalk vs Slackware.
Pacotes: vem com uma ótima seleção de pacotes para desktops e desenvolvedores; muito mais pode ser adicionado usando gerenciador de pacotes padrão.
Instalação: rápida e fácil com menus em modo texto. Apenas em inglês.
Ambiente gráfico: o padrão é XFCE.
Configuração do sistema: Modo gráfico e em modo texto, sendo que o modo texto é automatizado.
Resolve dependência de pacotes: sim.
Velocidade de boot: o padrão é bem rápido.
Segurança: seguro.
Bugs: considerado livre de bugs.
Arch Linux
Arch Linux é uma distribuição com uma filosofia semelhante à do Slackware: Keep it simple, keep it lightweight, ou seja: mantenha o sistema simples e leve. É uma distribuição feita para usuários avançados que sabem como configurar manualmente todo o sistema e sabem exatamente o que precisam inserir nele.
Instalação: difícil com menus e edição de arquivos em modo texto. A interação com o usuário é grande e todo o processo é muito demorado precisando de internet. Apenas em inglês.
Pacotes: vem sem pacotes por padrão. O sistema é construído pelo usuário do zero com o seu excelente gerenciador de pacotes.
Ambiente gráfico: não tem padrão. O usuários instala o que quiser.
Configuração do sistema: essencialmente pelo terminal, modo texto.
Resolve dependência de pacotes: sim.
Velocidade de boot: O padrão é muito rápido.
Segurança: muito seguro.
Bugs: considerado livre de bugs embora exista comentários de usuários sobre problemas de compatibilidade com o Gnome.
Gentoo Linux
Gentoo Linux é uma distribuição voltada para usuários avançados, assim como o Arch Linux. Todo o sistema é construído e compilado pelo usuário do zero. O Portage, seu gerenciador de pacotes padrão, compila tudo! Isso quer dizer que o sistema fica perfeitamente de acordo com o máquina.
Instalação: modo gráfico. Todo o processo é extremamente demorado precisando de internet.
Pacotes: vem sem pacotes por padrão. O sistema é construído pelo usuário do zero com o seu excelente gerenciador de pacotes.
Ambiente gráfico: não tem padrão. O usuários instala o que quiser.
Configuração do sistema: essencialmente pelo terminal, modo texto.
Resolve dependência de pacotes: sim.
Velocidade de boot: O padrão é muito rápido.
Segurança: muito seguro.
Bugs: completamente livre de bugs.
Conclusão
Com essa minúscula análise podemos perceber que o Slackware possui pontos fortes e fracos em relação às outras distros. O pior ponto fraco, na minha opinião, é que o Slackware não tem gerenciador de pacotes padrão e o melhor ponto forte que eu acho é que ele é extremamente estável.
Também é otimizado para servidores. Além disso, muitas das suas configurações em modo texto, possuem exemplos ou são pré-configurados, bastando o usuário realizar algumas poucas modificações. Como também é um sistema completo, não é preciso passar dias e dias baixando coisas na internet para poder deixá-lo utilizável.
[3] Comentário enviado por joaofpr em 10/12/2008 - 17:45h
Sou um novato, menos de um ano, comecei com o Ubuntu 7.04, fiquei uns três meses com ele, e pulei direto para o Debian GNU/Linux Unstable.
Estou MUITO satisfeito com ele, mas não sou xiita, vou terminar de ler o seu artigo, que achei excelente (não tenho experiência para saber se há erros, desculpe) e vou experimentar o Slackware sim.
[4] Comentário enviado por removido em 10/12/2008 - 17:59h
Sou mais um dos que ja testou varias distribuições e acabou encontrando no Slackware aquilo que nao foi encontrado em outras distribuições. O Slackware é muito estavel e nao exige muitos requisitos de hardware, eu mesmo rodo ele em um Duron 900 com 256 de Ram e funciona perfeitamente. É claro que pra poder usar ele é necessário perder um tempinho pra fazer toda a configuação no braço, mas isso não é problema, pois até hoje tudo o que prescisei encontrei tudo aqui.
Ao autor deste artigo meus parabens, o artigo foi bem escrito e na votação da minha nota para este artigo não resta dúvida alguma, é nota 10. Desde já estou no aguardo para a segunda parte do artigo.
Parabéns.
[5] Comentário enviado por fabiomattes2011 em 10/12/2008 - 18:03h
Cara sem palavras, quase chorei de emoção ao ler esse artigo, meus parabéns muito bom mesmo, digo isso pq foi a primeira distro que usei na minha vida, e se puder ainda voltarei para ela. Novamente parabéns...
se alguem quizer olhar... so achei estranho a parte em que vc falou em que o slackware 12.1 vem com o kde 4.1 ( não sei se entendi bem ), mas não vem nao cara eu tive, que instalar ele separado para testar ( mas não gostei muito )
[8] Comentário enviado por vsmoraes em 10/12/2008 - 18:16h
Ótimo artigo, conquistou minha nota 10.
Slackware é, sem dúvidas, o "queridinho" de muita gente. Mesmo quem não usa, gosta =P
Só uma correção, o Slack possui sim um gerenciador de pacotes. Com o camando "pkgtools" você tem várias opções. A própria instalação faz o uso dos pacotes (.tgz), os famosos pré-compilados. Só que tal gerenciador é muito simples (instala, desinstala e mostra informações), sem as opções de repositórios ou resolulção de dependências.
Dica para o próximo artigo: Dê uma visão geral sobre os outros gerenciadores de pacotes oferecidos. Como o "slapt-get" ou o "swaret".
[9] Comentário enviado por roberdson em 10/12/2008 - 18:32h
Muito bom o artigo, ajuda bastante, to com o Slack instalado aqui, e com o kurumin, bom, o Slack, é sem duvidas melhor e mais estavel, embora o kurumin é meu chodo *-*
[10] Comentário enviado por albfneto em 10/12/2008 - 18:44h
o artigo é muito bom. e passo a passo.
acredito que deva ser colocado entre aqueles artigos principais para iniciantes, do Fábio.
Fica a sugestão!
apenas um esclarescimento, mas não é de slackware.
Gentoo novo tem instalador gráfico que funciona, e o ambiente gráfico atual, default é XFCE.
Slackware não é exatamente a minha praia.
entre os linux manuais, gosto mais de Arch e Gentoo.
testei slackware, mas gosto mais de distros que tem gerenciador de pacotes.
acho slackware trabalhoso, e só tem 32 bits no momento.
e também é um pouco... antigo, um pouco Unix like demais, pro meu gosto, pelo menos
Zenwalk, slackiz, eu testei também, até acho mais fácil.
mas a preferência por uma distro é totalmente pessoal, linux é legal por causa disso.
Slack é um grande linux, é rápido e é estável como pedra
[11] Comentário enviado por pinduvoz em 10/12/2008 - 18:59h
Bom artigo.
Agora, uma grande coincidência: o cara que vende o Slack no ML e foi indicado pelo autor colocou minha screenshot do Slack rodando "guest" no Vista no anúncio. Ele a tirou daqui:
[12] Comentário enviado por xerxeslins em 10/12/2008 - 19:34h
Fico feliz por ter conseguido agradar alguns usuário. É muito bom receber palavras de elogio e de incentivo.
diluviorh,
Obrigado por mencionar o seu artigo! Sobre o KDE4.1, realmente ele não vem por padrão, mas ele está presente da versão current. Eu não queria dizer que ele vem por padrão, desculpe pelo mal entendido e obrigado pelo incentivo!
vsmoraes,
Obrigado pela explicação sobre o pkgtools e pela dica!
albfneto,
Legal! Valeu! E obrigado por mencionar que o ambiente padrão do Gentoo é o XFCE.
pinduvoz,
Realmente, uma grande coincidência! Quem sabe ele te dá um desconto na venda de algum produto =P
[13] Comentário enviado por albfneto em 10/12/2008 - 21:32h
Pinduvoz, comigo foi parecido... O site distribuicoeslinux, que vende Linux, ao falar do Sabayon, usou o verbete, o texto do Sabayon Linux, em Português do Brasil, tirado da wikipedia...
eu sou o autor do verbete da Wikipedia do sabayon Linux, ep Português! rsrsrrsrs
[14] Comentário enviado por slackrichard em 10/12/2008 - 21:39h
só uma correção o slackware possui sim um gerenciador padrão de pacotes que é o tgz bem como uma serie de ferramentas para seu uso sendo installpkg, removepkg, upgradepkg. na ultima versão ele tem agora o aplicativo slackpkg ( e aqui agradeço ao Piter Punk) como gerenciador padrão, que é capaz de baixar os pacotes via net e atualizar sua distro. O que o slack não tem sobre pacotes em relação aos outro é a resolução de dependencias, pessoalmente não sinto falta disso e até prefiro que seja assim.
No mais Parabéns pelo artigo continue assim.
[23] Comentário enviado por leandromoreirati em 11/12/2008 - 09:50h
O slackware é a PIOR distribuição no quesito administração, se você tem apenas e somente apenas um servidor pra tomar conta é uma beleza, mas se tem três, quatro, cinco servidores a falta de uma arvore de pacotes e de uma ferramenta confiavel de atualização te deixa vendido nos momentso de crise, eu comecei no slackware ainda uso slackware mas para os iniciante ae vai o minha sugestao, usa o slackware como laboratório, pois pra isso ele é otimo pra entender a estrutura do linux o funcionamento do sistema e principalmente a parte de compilação, mas na hora de operar vários servidores o que um administrador relamente precisa e de uma distribuição que de produção, ou seja, consiga alcançar os objetivos de forma rápida e o slackware ainda nao ta preparado pra isso, ele ainda é muito braçal, muito manual.
[24] Comentário enviado por femars em 11/12/2008 - 10:22h
Leandro Moreira,
Acredito que vc está completamente equivocado, o meu antigo professor de redes, (quem me mostro slack), tem uns 10 server no escritório dele e adivinha, é tudo slack, ele tb monta servidores para outras empresas e adivinha novamente, sim, tudo slack. Se vc não tem conseguido trabalhar com slack, então meu amigo, é problema é com vc!
[25] Comentário enviado por joserribeirojuni em 11/12/2008 - 10:31h
Slackware é simples, otima distro para se conhecer bem um sistema, no momento eu estou usando o mandriva, que em minha opnião é simples é pratica, pra quem não tem muito tempo a perder com configurações basicas do sistema, agora usei durante um bom tempo o slakcware e ainda é minha distro preferida, é realmente uma otima distro.
Muito bom seu artigo, e vou esperar por novos artigos seus, sobre o slackware e é claro que será sobre o 12.2 acabou de sair do forno.
e para quem nõa gosta do slackware ¬¬ ( ca entre nós, tem ausencia de capacidade ).
Abração parabéns !
[26] Comentário enviado por removido em 11/12/2008 - 10:35h
Acredito que vc está completamente equivocado, o meu antigo professor de redes, (quem me mostro slack), tem uns 10 server no escritório dele e adivinha, é tudo slack, ele tb monta servidores para outras empresas e adivinha novamente, sim, tudo slack. Se vc não tem conseguido trabalhar com slack, então meu amigo, é problema é com vc!
===================================================
Cara...devo concordar com o colega acima quanto a facilidade para administração(pois em servers Debian vc utiliza o apt-cacher como cache de pacotes, usa o Spacewalk para gerenciar servidores RPM-based), agora não chega a ser tãaaaaaaaao trágico como ele rotulou de "o pior no quesito administração"...
DISTRIBUIÇÃO é FERRAMENTA. Isso o pessoal esquece as vezes. Não interessa o sistema de pacotes...interessa é se vc sabe utilizar as ferramentas que possui direito ;)
[28] Comentário enviado por jaimejr1987 em 11/12/2008 - 12:47h
Otimo artigo, sempre são bem vindas contribuições afim de despertar o interece de novos usualios de linux. Alem do mais esse artigo é um bom tutorial a ser seguido por principiantes em linux que querem conhecer o slackware.
[30] Comentário enviado por eldermarco em 11/12/2008 - 14:11h
Obrigado pelo artigo. Eu estava pensando em mudar para o Slackaware e sair do Fedora. Mas como adoro o Fedora, fica complicado! Esse artigo foi bem esclarecedor!
[32] Comentário enviado por GuilhermeCunha em 11/12/2008 - 16:33h
Só um comentario importante!
A lista do Slackware é uma das melhores na minha opinião... tem sempre muitos profissionais para responder a qualquer duvida relacionada ao sistema... o link é o seguinte:
[33] Comentário enviado por nicolo em 11/12/2008 - 16:38h
Eu rodei o slack, instalei, testei, coloquei o gerenciador de dependência slapt-get e o gslapt, re-compilei, o kernel para High System Timer Definition,
instalei o gnome, configurei internet, escrevi um artigo "slackware descomplicado para iniciantes".
Instalei todos os drivers necessário inclusive o nvidia 3D, multimedia, rosegarden, dvd e muito mais que nem me lembro.
Complilei alguns pacotes que não estavam disponíveis pra programas de criptografia, etc.
O Slack é bonito e charmoso, mais leve que o ubuntu, comparando os dois rodando gnome,mas requer um razoável conhecimento
conceitual da estrutura do linux e instruções específicas para a configuração.
Dizer que é bom é uma coisa, recomendar para principiantes é outra bem diferente. A variedade de pacotes prontos é mais restrita que o
*.deb. As conversões de rpm para tgz, além de maçantes, nem sempre funcionam, mas tem um razoável sucesso.
O melhor site de repositório é o www.slacky.eu é ótimo mas é enrolado. O site é bilingue, metade em inglês e a outra metade em italiano.
Como leio as duas (ou leio o ingles e escaceteio o italiano) não foi problema, mas isso assusta os pricipiantes.
Recomendar o slacky, eu acho legal, agora dizer que é bom para principiante é paixonite aguda.
O artigo poderia ter ido mais fundo na configuração, mas tá charmoso, como o slack.
[34] Comentário enviado por IrioMk em 11/12/2008 - 18:33h
Xerxes Lins, realmente, meu parabéns. Sou usuário novato também (1 ano usando Kurumin e Ubuntu, nessa ordem) e resolvi partir para o Slackware faz alguns dias, desde que eu li um livro que nos "desafiava" a usá-lo para aumentar a experiência.
[35] Comentário enviado por xerxeslins em 11/12/2008 - 18:37h
Obrigado nicolo,
Realmente... talvez seja paixonite minha! rsrsrsrs
sim, o artigo carece de profundidade e eu deixei isso bem claro na ultima parte quando disse:
"Peço desculpas pela falta de profundidade nos assuntos apresentados, relembro que o artigo foi feito para iniciantes e que eu não entendo muito de Linux."
Além disso, desde o início informei que não tenho grande conhecimento em Linux.
Minha opinião é de que se pode ir a fundo em qualquer distribuição, e dessa forma se pode aprender Linux com qualquer uma. Inclusive com o Slackware. Existe muito para se aprender além desse artigo e eu não sonharia em dizer que meu artigo é completo.... ele é mais tipo um "resumo simples e básico de instruções para usuários iniciantes" como diz a descrição.
Uma coisa que sempre me preocupou desde o início do artigo, enquanto o fazia, era a reação dos que realmente entendem de Linux, como você e que usam o Slackware.... O artigo poderia dar a impressão de menosprezar a dificuldade e o trabalho duro dos que se esforçaram para aprender e usar Slackware.. Me desculpe se causei essa impressão!
Meu objetivo foi o de encorajar o uso do Linux, de quebrar essa idéia de que tudo é muito difícil, afinal todos podem aprender.... mas por onde começar? devemos começar pelo básico e pelo superficial antes de irmos para o avançado.. mas essa parte de ajudar os avançados não é comigo.. nao tenho conhecimento para isso, fiz apenas o que eu pude.
Eu sou iniciante... e uso o Slackware. Nunca compilei um kernel e nunca senti necessidade disso. me dou bem com os pacotes pre-compilados e com alguns repositorios do slapt-get - inclusive o slacky.com. E sei que os repositorios do debian e do ubuntu sao incrivelmente maiores. Uso XFCE, nao gosto do Gnome, mas já instalei o dropline e o Slackbuid e isso é muito fácil de fazer. Mas estou satisfeito com minha distro mesmo sem ter grande conhecimento de Linux.
O que impede o iniciante de usar Slackware? acho que nada... ele só precisa de instruções e boa vontade. Por isso eu recomendo sim para iniciantes, como qualquer outra distro - a ideia de falar sobre o slack eh pq eu gosto mais. Mas qualquer distro pode ser o ponto de partida, isso é o menos importante.
No SENAI aqui na minha cidade existe um curso de Linux - para quem nunca usou Linux - e a distribuição utilizada para ensinar o Linux é Slackaware!
Penso que é um pouco de preconceito achar que o Slackware deva ser uma distro para ser utilizada depois que o usuário passar por outras distros mais amigáveis... como se fosse um novo estágio de evolução. Assim como tem gente que manja de Linux e prefere usar Ubuntu, tem gente que não manja muito e pode usar Slackware. É questão de gosto, de curiosidade de cada um.
[36] Comentário enviado por nick em 12/12/2008 - 08:43h
Quero ver instalar Slack com 16MB de Ram. Vai rodar o que? Só bash né? KKKKKKKKK
Teve um cidadao ali em cima que o Slack é pessimo em administração de servidores quando a gama é maior. Ok, temos um cage no datacenter onde trabalho, veja bem, eu disse UM CAGE de centenas, que só de servidores de PRODUÇÂO (Exim-Qmail) tem uns 80. Nunca deu problema no quesito administração. Usei Slack da versao 8, suas atualizações, até a 9, quase chegando na versao 10 e te digo uma coisa: Nao volto mais pro Slack nao. To usando Debian, to feliz, chega de ficar se matando e é isso ai.
[37] Comentário enviado por nicolo em 12/12/2008 - 12:07h
Xerxelins. Numa situação em que o iniciante tem professor para ensinar, minha opção também seria o Slack, porque
nele os fundamentos do linux são evidenciados. Noutra situação em que o jovem inciante peita a coisa somente
com a cara e a coragem uma distro mais suave seria preferível.
Como você escreveu só a primeira parte ficamos aguardando a senda parte.
Parabéns
[39] Comentário enviado por CerberusBH em 12/12/2008 - 15:40h
Comecei no Conectiva, passei também por Mandrake, Kurumin, Red Hat, e um belo dia resolvi encarar o Slackware com a cara e a coragem.
Resultado: me apaixonei pelo Slackão!!!
Uso o Slackware desde a versão 10. E aprendi muito mais no Slackware do que em qualquer outra distribuição que usei.
Para quem quer aprender Linux, recomendo o Slackware.
Outra coisa: Hoje em dia, qualquer servidor, proxy, firewall que implanto, só uso Slackware.
Abraços!
slack é uma ótima distro, sim. mas ainda prefiro meu bom Arch Linux ;)
Pra usar o arch vc tem que sabe bastante coisa, mas depois de configurado é mandar um pacman -Syu e esqueça esse negócio de baixar CD pra nova versão :P
[42] Comentário enviado por riesdra em 13/12/2008 - 14:59h
Olha já usei Conectiva, Kurumin, Mandrake [hoje Mandriva], Fedora, Ubuntu, Slackware, Debian e Arch Linux.
Reconheço a estabilidade, segurança, leveza que Slackware tem, mas não o achei nada prático por isto resolvi conhecer Debian e estou com ela até hoje. Vejo no Arch uma ligação dos dois mundos [Slackware/Debian], mas tive alguns problemas no sistema usando Arch, pelo que eu vi eles andaram fazendo algumas mudanças que agradaram alguns e desagradaram outros, teve a questão de implantarem o kdemod4 quando ainda não estava tão testado, que acabava quebrando o sistema, problema já resolvido, e algumas outras coisas, tenho em mente testar novamente um dia, mas por enquanto fico com Debian no Desktop/Servidores, e tenho como opção para servidores também Slackware.
pois na minha opinião eu vejo estas distros para servidores, Debian, Slackaware e CentOS. # minha opinião.
é isso ai abraços, e estou esperando a segunda parte.
[43] Comentário enviado por xerxeslins em 13/12/2008 - 15:20h
Realmente... o bom do Debian, Arch Linux, Ubuntu.... é que possuem uma forma fácil de instalar programas e de atualizar o sistema. Mesmo após instalar o slapt-get no Slackware (gerenciador idêntico ao apt-get do Debian para Slackware), ele não conta com tantos repositórios... porém, para quem prefere estabilidade e simplicidade, e não se importa com o trabalho braçal.. o Slackware é perfeito - minha opinião.
[44] Comentário enviado por fulllinux em 14/12/2008 - 00:25h
Aew xerxeslins,
Belo trabalho...e deixa de se fazer de vítima com tanta modéstia, rss... você é um dos caras deste forum que vejo que mais se dedica a estudar esse apaixonante mundo Unix/Linux...portanto você manja sim senhor.
Já faz algum tempo que vejo seu artigo aqui na home do VOL, mas tinha tido tempo para comenta-lo, portanto meus parabéns por esse sucesso que você fez com esse seu artigo, e assino em baixo em cada palavra que declarou, só a minha preferencia que é diferente da sua, pois amo o Slackware e você o Zenwalk, portanto somos irmãos (ou melhor vc é meu filho), rss...
E chega de falar que Slackware é o cara, pq quem o configura uma vêz pode perceber como ele é simples em tudo...
Ótimo artigo, e agora estou ansioso para ver o próximo ao qual você promete no seu artigo.
[45] Comentário enviado por xerxeslins em 14/12/2008 - 00:47h
fulllinux, hauehuaehuahe!
Obrigado pelo incentivo =]
Verdade que eu passei por um período em que o Zenwalk era a minha distro principal, apesar de tê-la conhecido depois do Slackware, só que isso mudou. O Zenwalk é muito bom - o netpkg é show!, mas ultimamente tenho preferido o Slackware. Deixei o Zen como segunda opção. Hoje eu uso o Slackware com o XFCE. Pode ser que eu mude novamente... mas não por enquanto.
Isso quer dizer que somos irmãos! =D
E é você quem é um conhecedor de Unix/Linux. Seu conhecimento é bem abrangente. O meu é muito restrito.
[46] Comentário enviado por Marcus-RJ em 14/12/2008 - 13:31h
Bem bacana o artigo, dá uma espairecida para quem é inciante e acrescenta informações aos mais antigos. valeu a inciativa e que continue a sua "trilogia". Bom as pessoas saberem que há vida no linux por de baixo das novas ferramentas gráficas de configuração, e do seu verdadeiro poder.
Entretanto não entendi de onde você tirou a informação bastante presente no item 3 (Slackware vs outras distros).
"Bugs: considerado livre de bugs. "
Sinceramente, não sei de onde você tirou isso, mas com certeza a informação está incorreta. Até mesmo a informação que o Arch e o Ubuntu possuem alguns "bugs" estão em desacordo com a realidade.
Todo sistema operacional/distribuição possuem bugs, e não são poucos. Dizer que o slackware, zenwalk ou quem quer seja não tem bugs, é mais do que eufemismo, é loucura.
Se fosse assim não existiria a seção errata (know issues) em lançamento de cada distribuição, atualizações de segurança e o própio bugzilla. Até mesmo um dos sistemas considerados mais seguros, que é o OpenBSD, possui vulnerabilidades e bugs. Mínimas, mas possue, que dirá o slackware! Seria bom que na segunda edição deste seu artigo você corrigisse isso, pois não é um erro qualquer. Seria um bug do artigo?? rsrsrs...
[47] Comentário enviado por xerxeslins em 14/12/2008 - 21:56h
Marcus-RJ, valeu pelo elogio! Sim, minha intenção era fornecer um conjunto de dados sobre o Slackware para incentivar o uso do Linux. E sim, você acertou, pretendo fazer uma trilogia =)
Tentarei justificar de onde retirei as informações sobre os bugs.
Eu sei que nenhuma distro é perfeita... mas quando se lança uma distro que não é beta, imagino eu que ela possa ser considerada livre de bugs, pois foi previamente testada. Mesmo que tenha bugs, ela é considerada livre deles. Porém, dentre essas consideradas livres de bugs, algumas são mais estáveis que outras, isso é fato. Encontrei pequenos problemas em outras que não encontrei no Slackware. Para essas mais estáveis, como o Slackware, resolvi dizer: "completamente livre de bugs", e para as outras escolhi dizer: "considerada livre de bugs". Foi uma forma de destacar que algumas são mais estáveis que outras. Na prática mesmo não existe nada perfeito...
Eu fiz uma sessão errata para a segunda parte do artigo sim, mas infelizmente não posso mais modificar porque eu já enviei o artigo para fila de espera.
E você está certo, meu artigo possui bugs! Muitos dos leitores contribuíram com comentários me corrigindo, e eu acho isso ótimo! Espero que descubram mais erros. Na terceira parte do artigo tentarei lembrar de fazer uma errata geral, englobando os erros da primeira e da segunda parte.
[50] Comentário enviado por GilsonDeElt em 20/12/2008 - 19:57h
parabéns pelo artigo, xerxeslins
eu cheguei no Linux há uns 2 anos, no meu 1º PC, com o Conectiva 10.
3 meses depois, botei Slack 11.0 e fui aprendendo
não sei tudo, mas aprendi bastante =)
artigos como esse ajudam quem está chegando
se você quiser uma ajuda pra "parte 3" desse artigo, é só me falar =)
flw
[51] Comentário enviado por xerxeslins em 20/12/2008 - 23:57h
Valeu GilsonDeElt!
A terceira parte vai ser lançada com um intervalo um pouco maior de tempo, pois eu irei viajar. Mas assim que voltar irei me dedicar novamente no artigo. Que bom saber que você está disponível para ajudar!
[52] Comentário enviado por M4we1s em 25/03/2009 - 15:36h
Muito bom o Slack
eu que não tinha quase nada de experiencia com linux baixei uma apostila e instalei passo a passo um pouco complexo para quem não conhece agora não o largo
[56] Comentário enviado por silvadouglas em 04/10/2009 - 13:34h
Cara na real, esse foi um dos melhores artigos (se não o melhor) que eu li aqui no vol. Sem desmerecer a nenhum outro.
Sou um usuário - ou + intermediário no linux, mas sempre tive vontade de utilizar o Slack mas tinha "medo" dessa instalação em tela preta. Achava que ele era o "DIABO" em forma de S.O. Eu estive pensando a algum tempo sobre as formatações freqüentes que tenho que fazer na minha máquina porque, uso Rwindows pra jogar e Ubuntu pras tarefas do dia-a-dia, até jogo nele também. Faço as formatações pra testar uma distro ubuntu nova e no windows porque zoa mesmo só com jogo (pra variar). Estou esperando meu HD novo chegar pois o meu atual só falta explodir de tanto badblock.
Enfim, Estava pensando em uma distribuição que eu configurasse mas que ficasse 100% durante muitos anos, sem ter que ficar formatando e acabando com meu HD.
Estou decidido agora a usar o Slack!!!!! Eu só precisava de um empurrão pra trocar de distro.
[59] Comentário enviado por removido em 26/02/2015 - 17:10h
Realmente muito bom o artigo.Estou envolvido com Linux faz cerca de 1 ano, então não tenho muita experiência, fiz um dual boot do Windows 7(Não consigo largar so games) com Ubuntu 14.04 LTS no meu notebook, estava pensando em começar a brincar com o Linux From Scratch, mas depois de ler este artigo(e com certeza ler os outros 2, além do "O Guia do Slackware"), creio que primeiro eu vá me dedicar um pouco mais na linha de comando e entender como funciona as "entranhas" do Linux através do Slackware, mesmo que, por enquanto, seja em uma VM.E então quando eu perceber que estou realmente amaldiçoado por Patrick Volkerding, começarei a criar minha distro do zero com o LFS..seria interessante usar as qualidades do Slackware para tapar os "buracos" do Debian, em uma nova distro.
Mais um fragmento para contruir o quebra-cabeça do conhecimento....Rumo ao LPIC-1 \o/
[60] Comentário enviado por removido em 08/06/2015 - 00:39h
Excelente. Deste ponto vou ler as próximas duas partes.
Eu diria que deveria ter um artigo falando sobre quais pacotes não instalar. Mais para quem está conhecendo.
A instalação Full do Slackware pode deixar muitos daemons ativados e muitas portas abertas.
Deve-se desativar estes daemons ou remover seus pacotes, exceto se forem usados, por exemplo, um serviço de e-mail ou um servidor HTTP. Quem sabe um SSH.
Isto não é bom.
--
Encryption works. Properly implemented strong crypto systems are one of the few things that you can rely on. Unfortunately, endpoint security is so terrifically weak that NSA can frequently find ways around it. — Edward Snowden
[61] Comentário enviado por xerxeslins em 08/06/2015 - 08:01h
[60] Comentário enviado por listeiro_037 em 08/06/2015 - 00:39h
Excelente. Deste ponto vou ler as próximas duas partes.
Eu diria que deveria ter um artigo falando sobre quais pacotes não instalar. Mais para quem está conhecendo.
A instalação Full do Slackware pode deixar muitos daemons ativados e muitas portas abertas.
Deve-se desativar estes daemons ou remover seus pacotes, exceto se forem usados, por exemplo, um serviço de e-mail ou um servidor HTTP. Quem sabe um SSH.
Isto não é bom.
--
Encryption works. Properly implemented strong crypto systems are one of the few things that you can rely on. Unfortunately, endpoint security is so terrifically weak that NSA can frequently find ways around it. — Edward Snowden