Neste documento abordo as mudanças existentes na nova versão do Grub designada grub2, que por sua vez traz novas formas e conceitos para a manipulação do mesmo. Vale a pena conferir.
[ Hits: 38.798 ]
Por: José Cleydson Ferreira da Silva em 04/01/2010
Agradeço ao Carlos Farah, que orientou-me a utilizar nos artigos utilitários que minimizam erros para usuários iniciantes, que consiste em usar os comandos sudo e aptitude.
Obrigado Carlos!
Sobre o autor
José Cleydson Ferreira da Silva.
Técnico em Tecnologia da Informação formado pela Escola Técnica de Viçosa-MG (ETEV), Bacharelando em Sistemas de Informação - FDV Viçosa-MG, usuário do Linux por filosofia, acredito que os padrões abertos podem mudar os rumos do mercado de TI.
[3] Comentário enviado por removido em 05/01/2010 - 17:11h
Artigo sobre grub 2 mais esclarecedor até agora, minha única ressalva é: melhor explicar para que serve determinada linha de arquivo ou um parâmetro do que apenas dizer não use. Quanto ao resto meu camarada, meus parabéns.
[4] Comentário enviado por cleysinhonv em 06/01/2010 - 07:23h
Olá Da Hora,
Obrigado pelo comentário, as vezes tem opções de configuração que nunca funcionam portanto eu coloquei - Não use - Por não ter funcionado em hipótese alguma. O que na verdade poderia ter colocado algo mais criativo realmente.
[6] Comentário enviado por cleysinhonv em 06/01/2010 - 10:06h
Olá magnolinux (Magno)
É sempre bom escrever artigos dessa natureza, e entender que é um contexto atual, o grub em minha opnião teve mudanças severas, que podem nos ajudar muito ou atrapalhar.
Obrigado por comentar.
[8] Comentário enviado por cleysinhonv em 06/01/2010 - 12:15h
# Da Hora
Que ótimo, quando usei essa opção ele ficou infinitamente esperando entrar. Mas acredito que algumas coisas que testei e não funcionaram, devido a atualização da distro (9.04 -> 9.10), via linha de comando e não instalação. Então algumas coisas deram errado. Tenho a mania de documentar tudo que acontece de errado e a forma de resolver para não ter que sofrer duas vezes. Então, poderia ter feito uma nova instalação e testar novamente, mas não tive tempo de fazer isso. Mas é bom o seu feedback que nos ajuda a descobrir boas práticas na hora de configurar. Fico imensamente grato de receber a sua sugestão e feedback, muito obrigado!
[9] Comentário enviado por removido em 06/01/2010 - 14:47h
Pois é me veio uma coisa a mente agora que você falou da atualização da distro. Lembro que logo que vi sobre o novo grub não esperei as atualizações automáticas e atualizei via aptitude, porém todo comando dado no novo grub voltava com um erro pedindo para fazer upgrade com o comando upgrade-from-grub-legacy.
Feito esse comando não teve mais erro, não sei se é o caso.
[10] Comentário enviado por cleysinhonv em 06/01/2010 - 15:25h
# Da_Hora
O comando upgrade-from-grub-legacy, refere-se ao grub 0.97 (legado), mas em minha opnião o grub ficou mais complicado de configurar. Mas precisamos usa-lo e reportar os erros para que possam ser corrigidos rapidamente.
[11] Comentário enviado por carlosfarah em 06/01/2010 - 22:23h
Cara, primeiramente parabéns pelo artigo, ficou muito bom, não foi o fato do "tras" estar escrito com s que o artigo deixou de ser útil, ou seja, sem picuinhas, estamos num site de informática, quer dizer, se o título do site fosse "Viva o Português" o comentário do nosso amigo acima seria altamente últil, porém no entanto...
Ahhhh.... obrigado mais uma vez pela considerações viu!!!!
Vlw!!!!
Ironia: não deixe de ser mais formal no próximo artigo viu!!!!
[12] Comentário enviado por cleysinhonv em 07/01/2010 - 07:21h
Olá Carlos,
Realmente passei despercebido na hora de escrever, forças ocultas as vezes nos faz errar e errar é humano, ajudar quem errou é mais humano ainda, né. O nosso amigo (Português - Portugal, Lisboa) Holy Murderer, acabou me dando uma ajuda sarcástica.
[13] Comentário enviado por ximenesss em 08/01/2010 - 12:31h
Quando liguei meu Ubuntu 9.10 após uma atualização ele apareceu na primeira tela de boot o seguinte:
GNU GRUB VERSION 1.97 BETA 4
MINIMAL BASH-LIKE LINE EDITING IS SUPORTED FOR THE FIRST WORD, TAB LISTS POSSIBLE COMMAND COMPLIETIONS. ANYWHERE ELSE TAB LISTS POSSIBLE DEVICE/ FILE COMPLETIONS.
[17] Comentário enviado por aleksandre em 12/01/2010 - 08:49h
Parabéns pelo artigo!
Muito útil. Sugiro que vá aprimorando esse post, por exemplo, acrescentando explicações para a opção de ocultar o menu e até como colocar uma senha na inicialização de um dos sistemas (na versão anterior isso era possível, não encontrei referências quanto ao novo); como fazer para eliminar do menu referências ao perigosíssimo recovery mode (que dá acesso de root a qualquer indivíduo) e ao inútil Memory test.
Mas são só sugestões, o artigo já está excelente!
Fica na paz!
[18] Comentário enviado por cleysinhonv em 12/01/2010 - 12:59h
Olá aleksandre,
Realmente poderia ter acrescentado mais algumas coisas, e essas observações que fez são extremamente úteis e louváveis. Quando implementei este documento tive algumas dificuldades de encontrar documentos claros nas pesquisas que relatasse isso, acredito que essa nova versão pode trazer melhorias ou complicações, entendendo que se tornou mais complicado para configurar.
Agradeço imensamente a sugestão, obrigado pelo feedback, tenho certeza que as próximas versão deste documento estará mais e rica e agradável por sugerir essas melhorias.
[19] Comentário enviado por hugo luiz em 23/03/2011 - 21:56h
Muito bom o artigo e bem inteligêbte a forma de como foi eleborado. Com isso pude tirar dúvidas que gardava sobre GRUB. Fico grato pela iniciativa.
vlw