Neste artigo, vou ensinar como instalar o Asterisk 1.8 no Debian 6, também ensinarei a configurar e administrar. Vamos
também, instalar uma interface FXO da Digium e suporte ao Codec G.729.
[ Hits: 96.517 ]
Por: guilherme gustavo ribeiro de godoi em 02/04/2012
Vamos utilizar o Debian 6.0.4 como S.O., pois é mais estável e de minha preferência.
Utilizamos o Asterisk 1.8.10.1, a versão atual e estável. Vamos instalar uma interface com 4FXO da Digium.
Vamos configurar alguns ramais e o plano de discagem em “.conf”, entre outras funções.
Não vamos esquecer de aprender a instalar o suporte a Codec G.729, sem colocar a mão no bolso!
Este tutorial foi desenvolvido para profissionais de T.I., que já têm conhecimento com Linux, pois não estarei entrando em muitas explicações. Até
mesmo porque, já tem muita coisa na Internet, e o que falta mesmo são as configurações.
Dependências
Vamos criar o arquivo “dependencias.sh”:
# touch dependencias.sh
Agora, edite o arquivo adicionando o conteúdo abaixo:
[6] Comentário enviado por GustavinhoO em 03/04/2012 - 18:04h
obg, vim postar este tutorial, pois percebi com alguns amigos e colegas os problemas em instalar placas fxo e principalmente o codec g729, em um proximo artigo vou ensinar a programar em .ael e também instalar o a2billing.
[7] Comentário enviado por mago_dos_chats em 03/04/2012 - 19:53h
mto bom cara... so recomando a instalação do elastix que tem uma interface de administração ótima, e instalação do oslec, que em termos de cancelamento de eco da de mil no mg2, mesmo porque, o oslec é evolução do mg2..
Parabéns.
[8] Comentário enviado por GustavinhoO em 03/04/2012 - 20:28h
olha em relação ao cancelamento de eco em linha analógica nem chega ser muito necessário, mais pode-se usar o oslec também. mais usar elastix eu discordo como opinião propiá, pra mim nada melhor que administrar via shell script mesmo e o asterisk é asterisk, se for escolher interface gosto muito do trixbox, porem eu mesmo não uso, minha empresa tem uma interface que vendemos, mais isso pra usuário sem experiencia.
em experiencia também com cancelamento já tive caso que o oslec ficou muito pior que o mg2, então varia um pouco também isso, o administrador decide na hora dos teste de ligações.
e obg pelo elogio.
[11] Comentário enviado por wesleyjordao em 23/07/2012 - 23:48h
Parabéns pelo seu tutorial! não querendo abusar muito gostaria de saber se você poderia nos ajudar com o monitor! eu estou precisando implementar um sistema de gravação de todas as ligações bem como um area web para que o administrador possa estar ouvindo e baixando as que lhe interessar.
[12] Comentário enviado por ramonelizeu em 12/02/2014 - 21:03h
Gustavo,
Não domino o linux e não manjo muito de programação mais tenho muita boa vontade e força para buscar aprender, e estou procurando uma forma de utilizar o Asterisk como softphone para utilização como sistema de telefonia buscando um melhor gerenciamento das ligações e menor custo através do sistema voip.
Basicamente pelo o que eu andei lendo o Asterisk seria um bom softphone e atenderia as necessidades que busco que seria Cadastro de ramais, Controle de filas de atendimento, entrar na chamada do operador, URA atendimento redirecionado, Relatorios, Download de gravações, Manager servidor PBX (gerenciar).
Como frisei acima ainda não mexo com linux irei instalar em uma maquina buscando aprender e executar algumas das orientações do seu artigo, porem gostaria de saber se tal aprendizado seria possível e qual o melhor caminho e se me indica algum forum pra que eu possa aprender e entender melhor sobre isso.
[13] Comentário enviado por wanderton em 22/01/2016 - 17:41h
Olá, gostei muito das suas dicas, parabéns!
Mais fiquei com a duvida, qual placa PCI-E ou gateway você recomenda para usar duas linhas (FXO) e dois ramais (FXS)?
Agradeço!