Como eu sei que estou ficando velho? Eu prefiro
DOOM clássico do início dos anos 90 ao DOOM 3 dos anos 2000, ou outros jogos de tiro em primeira pessoa com gráficos inovadores. :)
Obs. 1: este artigo trata de um jogo violento, não recomendado para menores.
Obs. 2: o artigo foi testado usando
Linux Mint 17.1, mas deve servir para Ubuntu, Debian e outras distribuições baseadas em Debian. No caso de você usar outra distribuição, talvez seja preciso adaptar alguns passos e isso ficará por sua conta.
Sim, é verdade que o jogo DOOM clássico, hoje, não impressiona mais como antes. Os gráficos estão super ultrapassados. Mesmo assim, continua muito divertido. Se você não conhece o DOOM clássico, esse artigo serve para você. E se você conhece e sente vontade de voltar a jogá-lo, este artigo também serve para você!
Vamos dar uma olhadinha do DOOM clássico? Eis um gameplay:
Apesar do gráfico antigo, eu ainda consigo sentir o clima sombrio e a emoção de enveredar pelos labirintos claustrofóbicos, pressentindo a aparição repentina de monstros a qualquer momento.
Para voltar a sentir essa emoção no Linux, o que podemos fazer? Há quase exatamente dois anos eu publiquei um dica falando sobre como jogar o velho DOOM, usando o Doomsday:
Mas nessa dica eu não entrei em detalhes sobre configuração. Neste artigo, eu mostro como fazer o mesmo, mas usando o
Prboom ao invés do Doomsday e de forma mais explicada.
Primeira coisa a fazer, é instalar os softwares necessários:
sudo apt-get install prboom freedoom
Ao instalar o pacote "prboom", será instalado o "prboom-plus". Digo isso para deixar claro que o software usado é o Prboom+, caso seja chamado assim em outra distribuição. O pacote "prboom" será usado para rodar os jogos e o "freedoom" criará automaticamente o diretório dos jogos (local onde os jogos de DOOM ficarão) e acrescentará um jogo, o Freedoom, que é um clone do DOOM.
A segunda coisa a fazer, é baixar os arquivos IWAD. O que são?
Internal WAD (Where's All the Data) são arquivos que contém os dados internos dos jogos. Em outras palavras, são os jogos que serão rodados pelo Prboom+.
Eles podem ser baixados no seguinte link:
Isso inclui os seguintes jogos: DOOM 1 (doom1.wad), DOOM 2 (doom2.wad) e Ultimate DOOM (doom.wad). Lembre-se que além desses três, você também terá o freedoom.wad (clone do DOOM) obtido pelo pacote "freedoom".
Após baixar o arquivo (supondo que ele estará salvo no diretório "Downloads" do seu usuário), abra o terminal e execute os seguintes comandos:
cd Downloads
sudo tar -zxvf iwads_vivaolinux.tar.gz -C /usr/share/games/doom/
Os dois comandos acima significam:
(1) Entrar no diretório "Downloads";
(2) Com permissão de super usuário, extrair os arquivos ("doom2.wad", "doom1.wad" e "doom.wad") dentro do diretório
/usr/share/games/doom/. Esse diretório foi criado automaticamente pelo Freedoom.
Teoricamente, você já pode jogar! Como? Muito simples. Usando os seguintes comandos.
Para jogar DOOM 1:
prboom -iwad doom1.wad
Para jogar DOOM 2:
prboom -iwad doom2.wad
Ou apenas:
prboom
Pois o DOOM 2 tem prioridade. Se não especificar o IWAD, será esse o escolhido.
Para jogar o Ultimate DOOM:
prboom -iwad doom.wad
Para jogar o clone do DOOM, o Freedoom:
prboom -iwad freedoom.wad
Na próxima página do artigo, vou mostrar como acrescentar os jogos TNT, Plutonia, The Master Leves e The Lost Levels entre outros WADs.