Porque vocês descem o cacete no PULSEAUDIO e no SYSTEMD? 2 - O retorno

61. Re: Porque vocês descem o cacete no PULSEAUDIO e no SYSTEMD? 2 - O retorno

Rogerio Leiro Fontan
RLFontan

(usa elementary OS)

Enviado em 10/10/2015 - 19:23h

Só sei de uma coisa, to rodando Slackware aqui e ta mais liso até que o Manjaro OpenRC(e isso é bastante coisa), a unica chatice que to tendo aqui é uns bug do xfce... esse xfce é melhor que KDE4 mas não é tão estável quanto, haja bug no meu HDMI, se bem que pode ser pq não instalei o driver, fora isso o script ta compilando o QT5 aqui desde meio dia.



  


62. Re: Porque vocês descem o cacete no PULSEAUDIO e no SYSTEMD? 2 - O retorno

Buckminster
Buckminster

(usa Debian)

Enviado em 10/10/2015 - 19:56h

ru4n escreveu:

...
systemd e pulseaudio não foram concebidos de acordo com as leis de Allah. Não usem! :D


Essa foi boa...




63. Re: Porque vocês descem o cacete no PULSEAUDIO e no SYSTEMD? 2 - O retorno

Gustavo Valério
GustavoValerio

(usa Void Linux)

Enviado em 10/10/2015 - 23:51h

Freud Tux escreveu:

GustavoValerio escreveu:

Não mano, não cometa esse erro!
Um sistema não deixa de ser representante GNU/Linux por causa do SystemD...

A ideia de ter um sistema livre ainda se mantém no Debian (main) afinal, Systemd é software livre também.
Para representar o GNU/Linux, a distro tem de seguir certos padrões difíceis...

Não concordo com o fato de afirmarem, como vi em muitos fóruns estrangeiros que o Systemd é um malware.
Ele é software livre, open-source...
basta dá uma estudada nos "fontes" para sanar as dúvidas.
Como disse nosso amigo erisrjr não há motivo para pânico.

Se alguém está desconfiado do Systemd, compila ele e faz as modificações necessárias.
Bem simples.
Estou estudando a documentação do "miserável". Estou também observando o código fonte para sanar minhas dúvidas.
Não entendo como o pessoal critica tanto o SystemD e criam outros "inits" ao invés de melhorar o Systemd, pois até onde sei, é assim que funciona o software comunitário.
Se precisamos de um init robusto, porquê alguém não aproveita os "sources" do Systemd e faz um fork legal?
Afinal de conta, há várias coisas legais no Systemd, não podemos negar...

Para mais tretas (piores que o Systemd):
http://www.osnews.com/story/28891/Debian_dropping_the_Linux_Standard_Base

[quote]Não concordo nem discordo, muito pelo contrário...
http://gustavovalerio.blogspot.com.br


E aeee ;)

Eu sei que um sistema não deixa de ser Gnu/Linux, por causa do systemd ainda. O que ocorre, é que o Gnu/Linux são duas coisas, que se uniram para formar uma.
Usei o termo, pela base real que elas representam, que era ter o apoio da comunidade, serem transparentes e manter a liberdade do usuário intacta, o que não está ocorrendo agora, pois estão fazendo os usuários optarem pelo systemd de maneira forçada.

Quem aqui vai ter paciência para "modificar" o systemd e fazer algo melhor com ele? Se isso é possível, coisa que eu desconfio. Ele tem muitos bugs ainda, quem tentar modificar ele, vai ter que corrigir tudo antes de começar a trabalhar as melhorias.
Eu nem tenho mais vontade de fazer mais nada no debian, por exemplo, pois tenho meu trabalho que consome muito tempo (Graças a DEUS ;) ) e um outro projeto pessoal. Alimentar a comunidade do debian pra que? Enquanto ele usar o systemd amarrado a tudo, sem uma opção clara de substituto caso o usuário queira, eu não vou contribuir com mais nada (tinha uns 3 artigo e algumas dicas que eu iria publicar aqui, mas desisti).

Um malware, de maneira resumida, nada mais é do que algo que cria processos, em vários níveis sem a permissão do usuário, com as mais diversas finalidades. Eu englobo o systemd como um belo e gordo malware, pois já tive problemas com um job aqui (avahi-daemon) que rodava na máquina e eu não o achav, mesmo esse estando desabilitado pelo próprio systemd.
A conclusão que eu tiro, é que o systemd sobe os processos/rotinas/executáveis... Em sei lá quantos níveis, e com o qual propósito eu não sei, mas de acordo com o que "ele acha necessário", tirando a liberdade do usuário, isso é coisa que malwares fazem.

A comunidade até poderia se ajudar o systemd, mas seu criador, é arrogante, acha que as linahs do bolo de fezes que escreveu são perfeitas, que não existem bugs. Na versão 1 desse tópico tinha lá, o criador do systemd ao invés de ver o bug reportado, foi discutir com quem tinha reportado. Fiquei rindo á toa aqui, quando estava lendo, que um usuário teve um problema com o systemd, e uma das soluções apresentadas foi a exclusão dos logs... Isso foi dito para um adm de sistemas.
O dbus do systemd tem um bug reportado em 2012, que foi "visto" em 2014 e não tem data para ser corrigido. Como apoiar algo assim?
Simplesmente não houve discussão sobre a implementação e implantação do systemd. A documentação dele é ruim demais. O pulseaudio a documentação dele é horrível. Tenta desabilitar o pulseaudio em uma sessão como root, e veja a chiada que o pulseaudio vai dar, e o systemd não deixa ele ser desativado de primeira, só consegui depois de umas 3 tentativas.

A comunidade ao ver que quem criou algo, não aceita críticas, simplesmente começam a criar/buscar novas soluções, esse é o espírito que move os verdadeiros Gnu's/Linux's, ao invés de aceitar algo "vomitado" de maneira quase como em uma ditadura.

Deu pra entender, o por quê, que eu pessoalmente estou englobando somente o Slackware, Gentoo e Funtoo como Gnu/Linux, independentemente da posição da FSF.
Essas 3 distros ainda te dão a liberdade de você querer ou não usar o systemd, ou pulseaudio. Como você mesmo viu, o debian não te dá opção, muito menos, fedora, opensuse, arch...

T+





Eu só sei que com muito esforço, tem menos "systemd" aqui no Debian do que no Manjaro c/ OpenRC e Ubuntu c/ Upstart.

Quem está acompanhando essa treta desde o primeiro tópico sabe que não defendi o systemd momento algum, só espero um debate justo e não críticas sem base técnica.

Englobar o systemd como malware, porque ele supostamente cria processos invisíveis ao usuário, implica em dizer que vários softwares também o é, já que vários deles funcionam assim.
Ou você acha que consegue ver todos os processos que estão rodando no seu pc?
Ou ainda acha que o sistema te pediu permissão para executar cada um desses processos?
O que dizer então de drivers proprietários?
Softwares proprietários?

Quem usa Linux realmente livre aqui, sem uma linha de código proprietária que se manifeste, afirmo que é realmente minoria.

Repetindo mais uma vez que não sou contra o systemd, sou contra a forma como ele está sendo implantado, e minha rejeição por ele é apenas uma forma de protesto.

Não vou deixar de usar o Debian por isso, Debian não é só Linux, é muito mais.
Como usuário apaixonado por Linux, utilizo várias distribuições e várias delas, que usam um "init" diferente do systemd possuem diversas "libs" do tal, além de possuir pouca documentação e softwares de origem duvidosa.

Remover o pulseaudio no Debian é a coisa mais fácil do mundo, desde que possua o alsa.
Remover o systemd não é tão fácil, mas para quem é quer, é perfeitamente possível, embora restará um pedaço, ele pode ser inutilizado.

O que percebo nestes longos anos que uso Linux:

1. Maior parte do usuários nunca contribuíram de verdade com a sua distribuição favorita, acha que divulgá-la e difamar o Windows é ajudar.

2. Pouquíssimas pessoas leem a documentação dos softwares, daí não sabem do que e porque reclamar.

3. Empresas têm interesse no Linux, e investem dinheiro para melhorá-lo afim de usufruir dele (Microsoft, Novell, RedHat, Canonical, Samsung, Google, Intel,HP e etc).

A comunidade está tão dividida que mal consegue manter a distro e ficam a mercê de empresas que praticamente ditam certos padrões (network manager, dbus, systemd, pulseaudio,ext4,pam e etc).

Graça a grandes empresas, o Linux cresceu, assim o uso do Systemd por maior parte das distribuições é uma saída viável e fácil, visto que ele é facilmente implementado em qualquer distro, assim como o Pulseaudio e futuramente o Wayland.

O Debian provê centenas de pacotes e alimenta dezenas de distribuições, logo, ao optar pelo systemd, distro menores que não possuem "capital" para reconstruir os pacotes sem systemd e pulseaudio, e sem investimento para manter um init viável, acabam seguindo "a onda".

Quer um exemplo de como a comunidade "abraça" distros que supostamente pregam a liberdade?

Devuan :

Observe os valores que recebeu de doações para se manter:
https://devuan.org/donate.html

Slackware:

Veja como a distro mantém um site desatualizado e com alguns links que redirecionam para páginas que nada tem a ver com o assunto:
http://www.slackware.com/
(Slackware 14.0 for ARM is also available. For details, see: http://www.armedslack.org)

Como podemos aspirar por uma distro livre de verdade se somos os primeiros a "sugar" os desenvolvedores?
Como exigir um sistema totalmente seguro, transparente e confiável se não contribuirmos com R$ 1?

As grandes distros exigem investimento alto para se manter e é assim que vemos nosso pinguim sendo pisoteado pelos próprios defensores, transformando-se, quase que literalmente num MS Linux...

Estou muito triste com vários acontecimentos que estão moldando a comunidade Linux Mundial (ou maior parte dela)...


http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Malware-Virus-e-Hacking-Estamos-seguros-usando-Linux


Não concordo nem discordo, muito pelo contrário...
http://gustavovalerio.blogspot.com.br



64. Porque vocês descem o cacete no PULSEAUDIO e no SYSTEMD? 2 - O retorno

ENS
ENS

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 11/10/2015 - 08:50h

Bom dia!!!

E é com base na "independência" da Debian que não é ligada a nenhuma empresa, pelo menos oficialmente, que recai a maior parte da responsabilidade desta polêmica. Pois se assim como a Slackware, Gentoo ela mantivessem pelo menos o direito de escolha, a comunidade iria escolher naturalmente. Visto que a influência da Debian é enorme.

É muito claro que existem interesses financeiros nesta história, e é sinal que os tempos mudaram.

Nascem como ideologia, passam a filosofia e acabam se tornando o "fim em si mesma" ainda que abadonem sua ideologia e a filosofia.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Equação da Vida.
V=dm²


65. Re: Porque vocês descem o cacete no PULSEAUDIO e no SYSTEMD? 2 - O retorno

Gustavo Valério
GustavoValerio

(usa Void Linux)

Enviado em 11/10/2015 - 20:47h

Para quem quer se livrar do Systemd e manter os pacotes do Debian, eis o que faltava:

1. https://edpsblog.wordpress.com/2015/10/11/how-to-debian-sem-systemd-transforme-o-em-devuan-1a-parte/


Nosso amigo @edps aqui do VOL mostrando como se faz!

Excelente!


Não concordo nem discordo, muito pelo contrário...
http://gustavovalerio.blogspot.com.br



66. NSA usa Red Hat Enterprise Linux para espionar as pessoas

Gustavo Valério
GustavoValerio

(usa Void Linux)

Enviado em 12/10/2015 - 22:26h

Olha que interesssante:
http://www.diolinux.com.br/2015/10/nsa-usa-red-hat-linux-para-espionagem.html


Não concordo nem discordo, muito pelo contrário...
http://gustavovalerio.blogspot.com.br



67. Re: Porque vocês descem o cacete no PULSEAUDIO e no SYSTEMD? 2 - O retorno

Lauro Alves de Carvalho
Lauro1710

(usa openSUSE)

Enviado em 12/10/2015 - 22:34h



Putz!..



---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://i.imgur.com/Vczk3t5.png?1

Lauro Alves de Carvalho
$ GNU/Linux > *


68. Re: Porque vocês descem o cacete no PULSEAUDIO e no SYSTEMD? 2 - O retorno

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 12/10/2015 - 22:42h

GustavoValerio escreveu:

Olha que interesssante:
http://www.diolinux.com.br/2015/10/nsa-usa-red-hat-linux-para-espionagem.html


Não concordo nem discordo, muito pelo contrário...
http://gustavovalerio.blogspot.com.br


Carai, levei um susto aqui quando abri o terminal e digitei xkey + [TAB] , e o terminal retornou o seguinte comando:

xkeystone


Diferença de uma letra (xkeystone seria uma versão espiã++ do xkeystore? rs).
Esse comando faz parte do pacote xrandr, ainda não sei pra que serve. rsrs!




69. Re: Porque vocês descem o cacete no PULSEAUDIO e no SYSTEMD? 2 - O retorno

Gustavo Valério
GustavoValerio

(usa Void Linux)

Enviado em 12/10/2015 - 22:45h

ru4n escreveu:

GustavoValerio escreveu:

Olha que interesssante:
http://www.diolinux.com.br/2015/10/nsa-usa-red-hat-linux-para-espionagem.html


Não concordo nem discordo, muito pelo contrário...
http://gustavovalerio.blogspot.com.br


Carai, levei um susto aqui quando abri o terminal e digitei xkey + [TAB] , e o terminal retornou o seguinte comando:

xkeystone


Diferença de uma letra (xkeystone seria uma versão espiã++ do xkeystore? rs).
Esse comando faz parte do pacote xrandr, ainda não sei pra que serve. rsrs!




kkkkkkkkkk
Calma jovem!

keep calm and use Slackware!
kkkkkkkkkkkk



Não concordo nem discordo, muito pelo contrário...
http://gustavovalerio.blogspot.com.br



70. Re: Porque vocês descem o cacete no PULSEAUDIO e no SYSTEMD? 2 - O retorno

Eric
Grinder

(usa Slackware)

Enviado em 13/10/2015 - 03:57h

Entre essas e outras que Ubuntu, Red Hat nunca mais entrarão no meu computador.
Daqui a pouco vou ter que voltar pro kernel 2.6 também pqp


71. Re: Porque vocês descem o cacete no PULSEAUDIO e no SYSTEMD? 2 - O retorno

Luiz Santos
luiztux

(usa Gentoo)

Enviado em 13/10/2015 - 05:16h

Grinder escreveu:

Entre essas e outras que Ubuntu, Red Hat nunca mais entrarão no meu computador.
Daqui a pouco vou ter que voltar pro kernel 2.6 também pqp


Verdade...






72. Re: Porque vocês descem o cacete no PULSEAUDIO e no SYSTEMD? 2 - O retorno

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 13/10/2015 - 07:19h

Grinder escreveu:
[...] Daqui a pouco vou ter que voltar pro kernel 2.6 também pqp


Creio que não, se algo a nível de kernel for implementado, teremos um patch para remover o maldito. rs
Ou talvez um fork, como é o caso do devuan.

EDIT: olhando o arquivo CREDITS do kernel 4.1.7, achei esse cara aqui:

N: Stephen Smalley
E: sds@tycho.nsa.gov
D: portions of the Linux Security Module (LSM) framework and security modules













Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts