removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 02/11/2011 - 07:30h
Fala galera, beleza?
Bom, eu sei que esse assunto é um pouco chato e que a resposta é sempre a mesma: tem usuários que defendem os 32 bits e usuários que defendem o 64 bits, e que essa opção fica a critério do usuário,... mas é que agora eu quero fazer uma coisa diferente: quero realmente fatos concretos, a favor ou contra, os 32 ou 64 bits.
Eu criei esse tópico depois que instalei o Ubuntu 11.10 em 64 bits e fiquei realmente preocupado.
Vejam a minha screenshot:
http://va.mu/Koj1
Com poucos programas abertos, o consumo foi em
1,5 Gb de RAM. Pra falar a verdade, achei isso um absurdo, mesmo eu possuindo 3.7 Gb no total. Nem as minhas instalações do KDE consomem tanta memória RAM assim.
O meu espanto se deve à ao fato de que, em uma instalação que eu fiz, do
11.04 em 32 bits e com
MUITO mais programas instalados e em execução (vide screenshot), o consumo de RAM não passou de
1 Gb >>
http://va.mu/KokV
Além do fator real, que seria o alto comsumo de RAM, dá pra perceber que o Ubuntu 11.10 AMD64 não está "redondo". Os downloads dos programas estão maiores (talvez por causa das bibliotecas 32 bits que eu tenho que baixar) e não estou vendo, um real aumento de desempenho, em comparação com a mesma versão 32 bits do Ubuntu.
Porém, sempre instalei outras distros Linux em suas versões 64 bits sem problemas. No caso, foram elas: openSUSE, Fedora, Debian, Arch e Chakra.
Me digam uma coisa: vocês notaram esse "problema" (do alto comsumo de RAM e da falta de fôlego) somente no Ubuntu também?
Alguém aí já fez testes, colocando vários sistemas lado a lado e chegou a alguma conclusão em relação à arquitetura (32 ou 64 bits)?
OBS: O meu notebook é um Dell Inspiron 14 N4030. Por os periféricos serem onboard, a memória disponível para uso é de 3.7 Gb (e não, 4 Gb). Vocês acham, que no meu caso, mesmo assim, o uso do 64 bits compensa?
OBS-2: No Windows 7, eu realmente notei a diferença (ou melhor dizendo, discrepância) de desempenho e processamento da versão 64 bits sobre a versão 32 bits. No caso do Windows 7, ele realmente fica mais rápido e mais ágil em sua versão 64 bits.