pinduvoz
(usa Debian)
Enviado em 21/01/2013 - 19:19h
Alguém explicou o que seria hardware proprietário?
Pelo que sei, todo hardware tem um firmware interno e pode ou não ter um driver externo; ambos são software (código compilado) e se comunicam para que o funcionamento do componente seja o esperado.
O BIOS seria um firmware, assim como o próprio UEFI, que tanta confusão está causando.
Já os drivers são softwares de controle mais extensos que proporcionam acesso ao firmware corretamente e assim operam o hardware a contento, sendo exemplo deles os fornecidos pela ATI/AMD e NVidia para o correto funcionamento das respectivas placas gráficas.
Hardware proprietário seria aquele onde o firmware não é acessado corretamente nem pelo Kernel Linux, nem pelos drivers livres disponíveis, seja porque ele, o firmware, contem erros (propositais, às vezes), seja porque ele contem novidades tecnológicas que não são de conhecimento público.
Resumindo: o kernel Linux lida com firmware, fazendo com que o hardware funcione bem, funcione mal ou simplesmente não funcione. E quando ele não funciona, o respectivo fabricante pode ou não fornecer o software necessário à solução do problema de duas formas: 1) diretamente à turma do Kernel (os tais "blobs" citados neste tópico); 2) pela via dos drivers.