removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 19/01/2013 - 08:13h
Sejamos francos: livre ou não, o que importa para os usuários é que seja de graça, e para as distros, é conquistar mais usuários!
Nem adianta a gente tentar discutir uma solução para o UEFI. Ele está aí, a MS aproveitou o seu monopólio e implementou ele em tudo quanto pôde.
É proprietário e fere a GPL? Idaí? O Fedora e os usuários não estão nem aí pra isso! Eles querem apenas usar a distro no hardware que têm!
Em relação ao Linus, ele não vai com a cara da FSF desde 1996, quando começou a colocar blobs proprietários no kernel. E daí? Todo mundo usa Linux porquê ele reconhece todo o seu hardware. Alguém liga que o kernel tenha partes proprietárias de código? Duvido muito, porquê é de graça. A não ser o Sr. Stallman, e as poucas pessoas que realmente se importam com a liberdade!
Não gosta do Linux? Instale o Linux-Libre (kernel totalmente livre criado pela FSFLA).
E aqui vamos nós para mais uma discussão eterna: Todo mundo "senta o pau" no software proprietário, mas todo mundo usa! Que eu saiba, não conheci ninguém aqui no VOL que usasse uma distro 100% livre. Obstante à isso, conheço várias pessoas que lotam a distro com softwares proprietários e dizem usar software livre.
O mundo não é perfeito. Todo mundo veio para o software livre porquê queria mais liberdade e era adepto da GPL e os termos do software livre, mas ninguém REALMENTE no mundo do pinguim, usa SOMENTE software livre. A porcentagem de pessoas que usam distros certificadas pela FSF não deve passar de 10% do total de usuários. Muitos me disseram usar Linux porquê é livre, mas ele não é. E eu aposto que, muitas pessoas usam software livre porquê é de graça. Ao invéz de usar somente software livre, as pessoas apenas passam a usar MENOS software proprietário quando migram para o pinguim.
Muitos ainda dizem que as distros 100% livres são distros inúteis. Tudo isso porquê? Porquê elas não suportam os formatos proprietários? Sejamos menos hipócritas, por favor. Enquanto isso, ninguém faz algo a respeito. As pessoas apenas preferem instalar os softwares proprietários em seus computadores. É mais fácil. É como ja dizia o professor lcavalheiro: as pessoas preferem o comodismo, do que sair da zona de conforto para fazer algo que realmente pensam estar certo.
Você é realmente adepto do software livre que tanto fala, que tanto diz usar? Instale uma distro 100% livre como o Trisquel, por exemplo. Ou você é adepto ou não é.
Enquanto o software livre não conseguir uma forma EFICAZ de ganhar dinheiro, ele não conseguirá ser mais forte que o software proprietário. Doações, adptação de software e suporte não são nada comparado ao poder do software proprietário de ganhar dinheiro com licenciamento. Isso é fato. Eu mesmo, nunca fiz uma doação para qualquer projeto de software livre, ou para alguma distro.
Eu acho que cada um deveria repensar na própria definição de liberdade....
O mundo é movido pelo dinheiro. Em contra-partida, os usuários vendem até a alma, a mãe e a irmã, mas não querem pagar pelo software. É algo complicado, tenho que dizer. A minha opinião sobre software livre x proprietário ainda não está formada, e eu não consegui chegar a uma solução. Software livre e proprietário envolvem muita filosofia, estilos de vida, objetivos comuns e principalmente, dinheiro.
#Desculpem esse "sermão", mas achei que deveria colocá-lo aqui devido ao rumo que o assunto tomou nesse tópico. E também, gostaria de fazer vocês pensarem um pouco sobre isso que eu disse.
Lembrando também que eu não estou defendendo o software proprietário com o que eu disse acima, o que eu quero demonstrar o meu ponto de vista e os erros que econtrei na minha caminhada pelo mundo Linux.
Gostaria que vocês fizessem críticas construtivas sobre isso.