Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 29/12/2009 - 15:26h
Também existe um outro aspecto:
É sabido que uma Ferrari ou uma Lamborghini "puro sangue" são muito superiores a um fusquinha, embora todos tenham 4 rodas, um volante, embreagem, acelerador, freios de pé e de mão, cabine, motor, enfim teoricamente eles seriam "iguais".
TODOS os motoristas habilitados podem tranquilamente dirigir um fusquinha, porém nem todos - mesmo habilitados - conseguem andar dois quarteirões sequer numa Ferrari ou numa Lamborghini classe GT.
Mas se tivessem conhecimento de práticas um pouquinho mais avançadas de automobilismo, certamente não queimariam embreagam nem fundiriam o motor daquelas preciosidades logo no primeiro quarteirão.
E se fundir o motor ou queimar a embreagem, certamente dirão que esses carros são "fracos" ou que "não prestam", que "bebem demais", que "as peças são fracas", que "a manutenção é muito cara", e por aí vai, quando a verdade não é exatamente essa...
Falta a esses usuários um pequeno conhecimento a mais e que no entanto é vital.
Quem sabe MESMO o que é um automóvel, embora possa faltar inicialmente a prática, tem a capacidade de dirigir um carro esporte, um utilitário, um caminhão ou um ônibus, por exemplo, sem danificar o equipamento.
Mas aquele que apenas aprendeu a tirar a carta (CNH), normalmente tem até receio de pegar um veículo de caracteristicas estranhas.
A mesma coisa acontece quando o usuário aprende apenas a apertar o "power" e desconhece o porquê das coisas no computador.
O que digo é que dirigir um fusca pode ser prazeiroso, é verdade (eu mesmo já tive três).
- Mas quem pode ir para a Floresta Negra (*) e testar criteriosamente um veículo gran-turismo, a história é outra, o prazer é outro.
- Quem pode comprar um carro mais elaborado e confortável. o prazer é outro ainda.
- E quem aprecia o off-road não estará bem nem de fusca nem de Ferrari nem de Lamborghini.
A grande vantagem do fusca é que - se estiver com sua manutenção em dia - não enguiça por qualquer motivo, vai a qualquer lugar e serve para qualquer evento (enterro, casamento, festa de formatura, etc.) e se comporta relativamente bem na chuva.
(Ir com uma Lamborghini amarela a um enterro poderá até mesmo ser considerado como uma afronta - Além do que, é péssimo para transportar a querida vovó para os passeios - e já pensou a sogra dentro de uma Ferrari, pedindo para você ir "mais devagar!... mais devagar!..." mesmo estando a 50km/h?).
O mesmo ocorre com relação a windows e outros sistemas operacionais.
Todos têm suas vantagens e desvantagens, sejam reais ou apenas aparentes.
E cada um tem sua utilidade específica.