removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 31/12/2012 - 11:13h
Bom, de uns dias pra cá, comecei a notar alguns comportamentos estranhos das empresas de tecnologia...
- Resumo de 2012:
>> O Google muda os seus termos de uso, e causa todo aquele alvoroço.
>> O Facebook comprou o Instagram. O Instagram muda os seus termos de uso, e .. BAM: agora parece que o Instagram, além de dono, pode vender as suas fotos! - Depois de um tempo, a cláusula referente à esse termo foi removida, e ainda tentaram se explicar...
>> Depois disso, em uma votação (no mínimo fraudulenta) feita pelo Facebook, e os seus termos também são alterados.
>> O Ubuntu começa a colocar anúncios em suas pesquisas do Unity.
Isso tudo só pra citar os que me recordo agora.
Depois desses fatos, comecei a dar mais valor aos grandes e chatos textos dos termos de uso e privacidade das empresas. Li a maioria desses contratos, dos serviços quais uso. Mas confesso que achei maçante e tedioso.
Nessas minhas andanças, encontrei temos e cláusulas extremamente abusivas na Microsoft e principalmente no Google e Facebook.
Então eu me pergunto: porquê mesmo com esses termos, esses são os serviços mais usados do mundo? É por preguiça? É por popularidade? Ou é por mera questão de preço, já que a maioria desses produtos são "grátis"?
Confesso que dei muito mais valor ao software livre. E posso dizer que, em certos pontos, concordo com Stallman e o seu "xiitismo". Confesso também que estou muito interessado em usar distros certificadas pela FSF, para poder ter controle total de quais softwares proprietários estou usando, devido aos blobs proprietários no kernel Linux, dentre outros, como codecs e drivers.
Deixe sua opinião!