Buckminster
(usa Debian)
Enviado em 30/03/2017 - 16:41h
O problema da terceirização é que está sendo usada para privatizar tudo, acabar com o governo. Caso a terceirização fosse usada para que os trabalhadores tivessem poder de negociação com os empregadores, tudo bem.
A questão é que no Brasil tudo está sendo entregue para alienígenas, estrangeiros.
Sempre desconfio de qualquer proposta do governo brasileiro, seja ele qual for, pois a nossa cultura não é patriota. Nosso patriotismo resume-se em seleção brasileira e em questões geográficas (o petróleo é nosso, a Amazônia é nossa, etc). Não que isso seja errado, mas patriotismo é mais do que isso. Patriotismo é cultura, é tradição. Patriotismo é cultuar feitos e personagens da nossa história.
A questão não é ter um governo mínimo ou máximo, é ter um governo necessário, do tamanho necessário.
Acredito que o Brasil deveria ser um Governo de Estados Unidos, ou seja, descentralizar da União, do governo federal, dar maior poder para os estados e, consequentemente, para os municípios.
Em um País do tamanho do nosso (dimensões continentais), um poder centralizado favorece a corrupção, pois tudo se concentra em poucas mãos.
É mais fácil corromper (fazer lobby) em um governo federal do que em vários governadores e vários prefeitos.
O que vemos no Brasil (já há muito tempo) são os governadores e prefeitos "passando o chapéu" na União para ter dinheiro. E isso reflete-se na política, nas Leis, em tudo. O governo federal controla tudo.
Vamos tomar como exemplos o sul e o norte. Até os dialetos são diferentes. Existem palavras nortistas que os sulistas não entendem e vice-versa. Não estou propondo separatismo, isso seria a morte para o Brasil.
Mas os governadores e as assembleias legislativas de cada Estado devem ter mais poder de legislar. Uma Lei centralizadora não tem como ser aplicada de forma igual nos vários Estados do Brasil. Cada Estado tem sua peculiaridade.
A própria Lei da Terceirização veio do governo federal.
A informalidade já citada, vem da centralização do governo federal. As Leis criadas favorecem as grandes empresas acabando com a concorrência.
Um exemplo em informática: a Anatel, para você ter um provedor de internet estabelece regras que somente grandes empresas tem condições de bancar, daí, para as pequenas e médias empresas resta a informalidade ou se submeter às grandes empresas.
Estamos vendo isso com a operação "carne fraca". O ministro da agricultura é o Blairo Maggi (dos caldos maggi), um dos maiores pecuaristas do Brasil. Qual a intenção dele jogar contra si próprio?
A intenção é criar regras de fiscalização as quais somente as grandes empresas tenham condições de bancar. Daí os pequenos e médios, ou caem na informalidade, ou compram carne dos grandes frigoríficos.
Descentralizando para os Estados reduziria bastante esse modelo que é aplicado em praticamente todas as áreas no Brasil.