Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

85. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 22/01/2011 - 14:55h

Minha crítica não foi exatamente pelo fato de importar a palavra bullying.

A minha crítica é ao fato de que, se o assunto não for moda, o brasileiro simplesmente o esquece.

Corrupção, só se fala dela quando os deputados aumentam o próprio salário, ou quando alguém é pego com dinheiro na cueca.

Homofobia, se passou à se falar dela após as agressões que foram noticiadas. A Globo, esperta que só ela, aproveitou o gancho e vai falar de homofobia na sua novela Insensato Coração. Homofobia sempre existiu, mas as autoridades e a mídia só falam do assunto e "fingem" fazer algo só quando o assunto está em destaque.

Ladroagem no Futebol. Existe aos montes, mas a mídia e o populacho só fala disso quando algum juíz infeliz comete algum erro em favor do Corinthians.

E Educação? Cadê? Educação é a base de tudo, mas o populacho prefere ir pra praia torcer pra que o Rio seja sede olímpica ao invés de ir para as ruas pedir uma educação decente para seus filhos. O povo vislumbra a copa do mundo aqui no Brasil, e não está nem aí se todo esse dinheiro poderia ser melhor investido.

Esse é o problema. Como o bulllying é algo que acontece, muitas vezes de maneira sutil, ele é deixado de lado e coberto com panos quentes. Vemos discurso "politicamente corretos" que só servem para iludir as pessoas. Se você fala de bullying, você é conceituado como uma pessoa mente aberta. Mas é só. O bullying continua firme e forte em nossas escolas e em diversos ambientes da nossa sociedade, assim como a corrupção, como a homofobia, como a ladroagem no futebol...


  


86. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

anna kamilla
annakamilla

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 22/01/2011 - 15:02h

acho que a mior origem do bullying está na mídia, pois está impõem um padrão de vida para a sociedade e quem está foraq desses padroes é escrachado.


87. Não é a mídia a maior culpada.

Jonatan Gomes
BarbaNegra

(usa Ubuntu)

Enviado em 22/01/2011 - 15:29h

Afinal não é o âncora do Jornal Nacional que vai chutar os outros na escola, a maior culpada dessa barbaridade é a sociedade, que acha lindo aqueles seriados e filmes americanos onde os "carinhas" com óculos são humilhados e sempre sofrem pegadinhas maldosas, pois afinal, O QUE É MÍDIA? Simplesmente um reflexo do que quer a sociedade, o que é preocupante,pois 98% da programação brasileiras são somente de conteúdos que não geram nada, a não ser alienação o que é ótimo para os políticos, e os anunciantes, pois o povo alienado é facilmente influenciado, e acham tudo "maravilindo"....


88. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 22/01/2011 - 15:55h

Izaías:

1- soutien é "porta-seios" em Portugal. Aliás não sei de onde vem esse nome "soutien", pois o original é "brassière" e assim é chamado também nos países de lingua inglesa como galicismo adotado.

2- abajur é um galicismo já tradicional. Em Portugal considera-se como sendo abajur apenas aquele cone de pano (ou outro material), e não a peça completa.

3- vitraux - simplesmente "vitral".

4- forró - realmente não tem jeito, pois trata-se de uma palavra que se auto-define. As explicações de sua origem vem ora dos bailes "for all" (para todos) ora de uma corruptela do termo "forrobodó", que significa confusão, bagunça. Eu prefiro a primeira.

Mas tem mais:

Nenhum rapaz tem a coragem de pedir ao pai da moça pera levá-la a um "convescote". Já para um "piquenique" - ufa! - tudo bem...

E quem não conhece aquela máquina chamada "macadame" e o farol automotívo "silibim"?
Os primeiros compactadores asfálticos tinham a marca Mac Adam.
E o farol automotivo, totalmente lacrado, tinha o nome de "sealed beam".

Agora o cúmulo da frescura é o tal de "papier maché", literalmente "papel amassado".

E por ai vai...


89. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 22/01/2011 - 16:00h

Está certo que estrangeirismo demais, como adora essa molecada atualmente, descaracteriza qualquer cultura. Mas há palavras que não tem seu equivalente. Temos que aceitar alguma coisa de fora. E que bom para o tio Sam.

Teixeira, a raiz cultural portuguesa é muita mais profunda que a nossa, sabes disso. Não é um país de meros 200 anos. Isto é bom, assim os lusitanos controlam o estrangeirismo sem exageros xenofóbicos e permitem alguma mudança ou adaptação.


90. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 22/01/2011 - 18:51h

Confesso que quando postei esse vídeo (alguém assistiu o vídeo que eu postei?) não tinha e-x-a-t-a-m-e-n-t-e a ideia de iniciar uma discussão tão séria quanto a que se tornou.

Parece que esse assunto realmente aflora algumas emoções da galera, afinal de contas, acho que todos, de uma maneira ou de outra, já passou por algum tipo de situação assim, mesmo que não tenha sido traumatizante.

Muito obrigado por suas participações, foi bom trocar ideias com vocês.

Abraço à todos.


91. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 22/01/2011 - 19:03h

O único senão é que os portugueses "mais cultos" adoram um galicismo...
No demais, eles lutam diariamente pela preservação da lingua portuguesa.
A obra de Camões pode ser eventualmente considerada "chata pra burro" como objeto de estudo, no entanto foi fundamental para a consolidação da "última flor do Lácio, inculta e bela".
E está certo, algumas palavras têm significados muito próprios e não têm uma tradução perfeita.
"Stalemate" é um termo associado a programação ou operação de mainframes e significa uma situação sem saída. Por exemplo um programa que entra em loop infinito ou que consegue crashar o mainframe, gerando um prejuízo enorme.
Uma situação de stalemate não tem solução. Tem de desligar e religar tudo a partir do zero. Há quem traduza como "beco sem saída".
"Queue" é a fila de impressão. A fila mesmo, propriamente dita, se chama "line".


92. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 22/01/2011 - 22:56h

Teixeira, não fale assim de Camões!
Meu amigo, prefiro ele a Shakespeare. Tentei ler 'Romeu e Julieta' mas não aguentei aquilo.
Acredite, eu tentei. rsrs
Prefiro a versão de Zeffirelli.

Nossa! Agora fuji mesmo do assunto.


93. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 22/01/2011 - 23:16h

EU não acho Camões chato. Os atuais estudantes sim.
Assim como Chico Buarque de Holanda daqui a alguns anos será igualmente considerado "chato", à medida que os alegres educadores mandarem seus pupilos analisar aquelas tiradas geniais do Chico ("morreu na contramão atrapalhando o sábado").
"O Guarany" é uma das peças musicais mais lindas do mundo.
No entanto, o programa radiofônico "A Voz do Brasil" contribuiu durante décadas para encher o saco do povo com uma só passagem "tchan!-tchaan!-tchararaaaan!! etc.


94. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 22/01/2011 - 23:40h

rsrs, verdade.
Aproveitando o gancho, perguntei a meus sobrinhos se já leram as obras consideradas 'obrigatórias'. Mesmo alguns já terminado o ensino médio e outros ainda cursando, a resposta facial de todos foi uma mistura de terror e ignorância. Nem Machado de Assis nem nada. Valores corretos também se aprende pela leitura.
Salvo alguns raros exemplos, essa geração além de inculta é sem ideal.


95. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

Brian Chalega da Silva
brian_ch

(usa Arch Linux)

Enviado em 22/01/2011 - 23:40h

Teixeira, no xadrez stalemate também significa o 'rei afogado' daqui, (quando um jogador não está em cheque, mas não pode fazer nenhum movimento). Alias a mesma situação sem saída que você falou do mainframe. Muito legal saber disso, pensei que fosse só uma expressão enxadrística.


96. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 23/01/2011 - 11:36h

Pois é, Brian.

Uma expressão em um contexto significa uma coisa, mas em outros contextos a coisa muda de figura.

Por exemplo "the dog was fired" significa basicamente que "o cachorro foi escorraçado", mas se disséssemos "John was fired", significaria que "John foi despedido do emprego".

E no caso de "the candel was fired" quer dizer que "puseram fogo na vela" (normalmente usa-se o verbo "to light" e não "to fire". No entanto, "to light" significa "acender", e "to fire" significa "atear fogo".
O gesto é praticamente o mesmo, porém os resultados são diferentes).

Se dissermos "the cat was stranded" significa que o gato ficou preso sem poder sair, acuado em algum lugar (o stalemate do gato...).
Poderia também estar encalhado, abandonado, largado para lá, sem recursos ou ainda... preso por cordões!...






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts