Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

13. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 20/01/2011 - 23:00h

Como sempre fui nanico eu sofria na escola... até que um belo dia houve a inevitavel briga na saida da escola... a primeira e ultima... ninguem mais queria encarar o "nanico loko que não parava de chutar"... nos dias atuais com alunos armados até os dentes eu seria "exterminado" no dia seguinte


  


14. Sim pode resolver sim.

Jonatan Gomes
BarbaNegra

(usa Ubuntu)

Enviado em 20/01/2011 - 23:02h

Se na própria escola suas autoridades estão nem ai para esse problema sério, se o nosso próprio governo está pouco se lixando, e a própria sociedade sabendo que isso ocorre diariamente não faz nada e, caso você queira resolver com ordem pela burocracia não vai adiantar porr* nenhuma que venha o Caos. Frase sabe sábia:
Mais violência não causa guerra, e sim a paz com o inimigo...


15. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 20/01/2011 - 23:54h

Eu saí de uma escola pequena e fui para uma enorme, um colégio mantido por Irmãos Maristas no qual meu avô tinha estudado (tradicionalíssimo, naquela época, hoje falido e entregue à Prefeitura).

No primeiro dia do 2º ano primário, um baixinho me provocou até e marcou a briga para o recreio, onde eu apanhei do baixinho e de outros dois da turma dele. Apanhei, mas de maneira normal, ou seja, sem canos, pedaços de pau, garrafas etc. Depois desse dia, apanhei umas duas ou três vezes da mesma turma, em cerca de um mês de aulas.

Resolvi o meu problema da seguinte maneira: peguei o baixinho sozinho num determinado dia e dei-lhe uma surra bem dada, avisando que ele poderia até mandar me bater de novo, mas eu o pegaria sozinho outra vez. E como bom covarde, ele resolveu deixar para lá e não tive mais problemas com ele ou a turma dele.

Anos depois, muitos anos depois, soube que o baixinho da minha escola tinha se metido com drogas, virado assaltante de banco e fora morto pela PM, apesar de ter vindo de uma boa família. Não consegui confirmar a informação e nem corri atrás disso, mas sei que ela faz sentido.


16. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 20/01/2011 - 23:57h

Para os curiosos, os fatos acima narrados ocorreram em 1973, quando este que vos fala tinha apenas 8 anos.


17. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 20/01/2011 - 23:59h

Aí está, vejam vocês! Boa família, mas péssima formação.
Esse é o mal de toda sociedade de qualquer país, a formação familiar está perdendo suas base no que se refere a valores corretos.
Não há mais educação como o conceito de antes: 'quem ama, educa'.


18. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 21/01/2011 - 00:22h

É complicado apontar o dedo para a família, até porque aí vai outra das minhas experiências de infância.

Eu tinha um amigo da minha idade (6 ou 7 anos), que tinha um irmão uns dois anos mais novo. O garoto era uma peste, tanto que foi ele quem me informou sobre os fatos da vida, surpreendendo a mim e ao próprio irmão.

O irmão mais velho fez faculdade, concurso público e ocupa um cargo de muito prestígio. O mais novo, que se meteu com drogas, acabou preso por assassinato e, depois de solto, assassinado ele mesmo.

A família dos dois era a mesma e a educação obtida em casa também foi igual. Já a índole e a personalidade deles era completamente diferente.


19. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/01/2011 - 00:24h

Quanto à parte que toca aos professores, diretores e responsáveis pela escola, posso humildemente fazer algumas colocações que julgo importantes:

Quando eu ainda era estudante, sofri bullying devido à tradição religiosa dos meus pais. Aqui na região onde vivo, a fé católica é muito forte e até mesmo adultos chegam ter aversão à praticantes de outras religiões. Na verdade, eu pertencia apenas à uma denominação diferente, era evangélico.

Hoje, do outro lado da situação, acredito ter uma visão mais apurada que muitos professores ao combater o bullying. Já que adquiri uma certa sensibilidade para identificar quando o bullying acontece de verdade.

Mesmo assim, essa é uma tarefa difícil para um professor. O professor deve tomar conta de turmas de 30 ou 40 alunos, alunos que ele nem conhece, cujas famílias, cuja formação cultural ele nunca conheceu. Quem aqui nunca estudou em uma classe com 40 alunos?

Felizmente aqui em minha região, o número de alunos por classe foi regulamentado para 25 alunos por sala. Na escola que eu trabalho no momento, esse numero é de apenas 20 alunos. Mesmo assim não é fácil. O bullying muitas vezes acontece de maneira camuflada, fora das vistas dos professores. Por incrível que pareça, muitos agressores desenvolvem também a habilidade de dissimulação.

Um professor deve acompanhar o desenvolvimento da criança, se ela está aprendendo, se ela está brincando, se ela está comendo, se ela não está doente, se ela não tem nenhuma dificuldade de aprendizagem etc...

Hoje em dia, os pais não conseguem acompanhar nem mesmo o desenvolvimento de seu 2 ou 3 filhos. Como um professor o fará, satisfatoriamente com 20, 30 ou 40 crianças?

Isso na educação infantil e nas séries iniciais (antigo primário), pois nas séries finais (antigo ginásio) e no ensino médio, um professor passa apenas 45 minutos com cada turma, sendo que o total de alunos para cada professor pode chegar à 500, 600, 700 em cada escola. É HUMANAMENTE impossível acompanhar todos os casos de aprendizegem, muito menos os casos de bullying nessas situações.

ACORDA GOVERNO VAMOS MELHORAR AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS NOSSOS PROFESSORES!!!!!

Claro que não quero isentar os professores de toda a culpa, afinal de contas, em certos momentos, a displicência existe sim!

Porém, o papel de fiscalizar e punir, além de educar a criança para o bem não é só papel do professor. A sociedade tem um papel muito importante, porém que é relegado constantemente.

Na escola que eu trabalho, alguns pais (com vida financeira acima da média) deixam suas crianças às sete da manhã e as buscam às sete da noite. Como eles desempenharão seus papeis de pais com apenas 2 ou 3 horas de convívio por dia?

==============================

Crianças não são cruéis, jamais! Ela apenas afloram suas emoções de maneira muito mais espontânea que adultos, sejam essas emoções boas ou ruins. Crianças de 6, 7 ou 8 anos são inocentes, e são as maiores vítimas de tudo isso, independente do lado do bullying que elas se encontram. Elas ainda estão com o seu caráter em formação, e em um período de absorção de padrões de comportamento muito intenso.

====================

Definitivamente, a violência nunca será a melhor maneira de combater a violência, esse assunto é longo e com certeza renderia muito pano pra manga. Mas já tenho que dormir pois amanhã, tenho que levantar cedo (hoje não fui trabalhar pois estava com febre, amanhã vou preparar meus ouvidos para a "conversinha" com meu chefe heheheheh)

Abraço galera


20. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/01/2011 - 00:31h

Pinduvoz. É verdade, esqueci-me disso.
Li um livro de um escritor americano, Tony Robbyns, onde tem um trecho que comprova suas palavras.

"Um pai bandido e seus dois filhos".
Este pai vivia preso por assalto à mão armada, drogas, brigas e o que o levou à prisão perpétua foi um assassinato. Uns do filhos está seguindo a 'carreira' do pai e o outro é total oposto: estudou, formou-se, tem família estável e um ótimo emprego.
Esses dois filhos foram entrevistados por uma equipe americana que traça o perfil de presos e seus familiares.
Separadamente, fizeram a mesma pergunta aos dois: Por quê você seguiu esse caminho?
E por mais incrível que pareça, ambos tiveram a mesma resposta:

'O que esperava de mim com um pai assim!'


21. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

fabricio erdmann
fabricio.er

(usa Debian)

Enviado em 21/01/2011 - 00:37h

também sofri bullying na escola e depois também, apenas depois de um evento recente muito forte(não quero comentar sobre eleja que nem eu sei o que aconteceu direto) em que eu quase perdi minha vida o bullying parece ter parado.

na época do colégio era algo muito evidente(gritante) que tinha algo errado errado comigo, e o único professor que veio falar algo para mim(acho que eu tinha comentado algo) falou apenas 'não de bola que eles para' e nesse momento eu tive vontade de sair gritando e metendo o dedo no peito dele(acho que era alto o suficiente para olhar cara a cara com esse professor nessa época) 'não dar bola??!! quero ver se você no meu lugar consegue fazer isso!!', mas como sempre acabei deixando quieto.


para ver a negligencia, uma vez um aluno que estudava na mesma sala que eu me mostrou um estilete(nunca utilizamos estiletes) quando estávamos indo para a educação física, avisei o professor e adivinha só! nada aconteceu


22. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

brunotec
brunotec

(usa Debian)

Enviado em 21/01/2011 - 00:41h

eu nunca sofri bullying!!

eu pagava pros caras não me baterem!! rsrsrs


23. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 21/01/2011 - 00:54h

Eu devia estar dormindo, mas não resisti e vou ter que responder à postagem do fabrício.

Fabrício, veja o quanto é importante a educação que vem de casa.

Este ano temos uns três ou quatro casos que me chamaram atenção entre as crianças da minha escola. Crianças mimadas que abrem um berreiro até mesmo se um mosquito pousar em sua mão. Isso é reflexo da educação que os pais dão aos seus filhos. Hoje em dia a criança só tem atenção dos pais quando chora, isso é triste mais é verdade, se uma criança não chorar e não fizer um escândalo, os pais não páram de ver a novela para atendê-la. Se uma criança não se esguelar de tanto gritar, os pais não conversam com ela pra saber como foi o seu dia. Assim sendo, muitas crianças desenvolvem essa estratégia para ganhar atenção dos pais, que acabam mimando a criança com presentes para não ter que dar o afeto que a criança precisa.

Isso dificulta ainda mais para identificar o bullying. Citei essas 4 crianças pois são crianças que vem chorando pra você por qualquer coisinha. No início, você antende à todas as suas "chamadas de atenção", mas depois que você descobre que 90% do choro dela é manha, você passa a ignorá-la.

Aí é que mora o perigo, pois se essa criança se machuca de verdade, pode ser que o professor ignore pensando ser manha novamente.

No meio de tudo isso, pode acontecer de que casos reais de bullying (como o seu) passem despercebidos ou sejam ignorados, justamente por causa do que acabei de falar.

É quase o mesmo que acontece com os trotes à polícia e ao corpo de bombeiros. Que muitas vezes não conseguem, ou deixam de atender à uma emergência real, porque estão indo atrás de casos falsos, ou por simplesmente ignorarem o chamado por acreditarem ser um caso falso.

Novamente alerto aos pais:

Pais se aproximem de seus filhos, lhes deem carinho e atenção, ao invés de presentes caros, não deem corda para as birras, para que a criança não cresça mimada, e chore ou grite por socorro apenas quando ela REALMENTE estiver ameaçada.

Se isso que eu peço fosse seguido pelos pais, tenho certeza que 50% dos casos de bullying seriam diagnosticados e devidamente tratados antes mesmo que pudesse trazer algum trauma para a vítima, ou até mesmo para o agressor.

Abraço


24. Re: Você sabe o que é bullying [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 21/01/2011 - 00:55h

Concordo com vc, Gedimar, exceto quanto a afirmada inexistência da crueldade infantil.

Eu tive provas de que a crueldade infantil existe, ainda que na forma de uma "emoção ruim expressada de maneira espontânea".






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts