removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 31/03/2016 - 14:34h
wudze escreveu:
O que me pergunto é: será que daqui a alguns anos ainda vai existir nos users linux esse partidarismo todo? Tenho a impressão que não; nem vão dar muita bola se é livre ou proprietário, desde que funcione.
Distros com foco em usuário final tiveram sempre windows como referência. Canonical não é muito diferente da M$ não.
Não importa a distro que você usa, o que importa é o que você faz com ela.
------------------------------------
Lubuntu:
http://lubuntu.net/
arch:
https://www.archlinux.org/
Acredito que sera como hoje, muita gente ainda ira se importar, porem com um numero maior de usuários que não se interessam pois a proporção de gente que apenas usa o sistema sera ainda maior.
Se contarmos o numero de pessoas que usaram e usam Linux e software livre/opensource, mesmo sem saber, diretamente (Android, roteadores e software embarcado em varios equipamentos) ou indiretamente (Infraestrutura de rede e em serviços na "nuvem").
Quantos destes tem preocupação ideológica, ou são engajados?
Acredito que o mesmo vale para o software proprietário, a maioria usa sem pensar muito no modelo de desenvolvimento e licenciamento, então se surgir algo melhor que os atenda, existe grande possibilidade de o adotarem, e aí o software livre/de código aberto, como uma "commodity" pode ganhar ainda mais espaço.
Quantos usuários de Windows/Office conhece que são "evangelistas" da Microsoft e não simples usuários?
Para mim nossas preocupações atuais e futuras irão além da licença do software, mas com a segurança dos dados e disponibilidade dos serviços, pensando que cada vez mas usamos softwares e recursos como um serviço.
Outro exemplo, veja o pessoal aqui do VOL mesmo, quantos usuários temos de distribuições da lista abaixo:
http://www.gnu.org/distros/free-distros.pt-br.html
Por fim, acredito que mesmo muitos não ligando, alguns acabarão indo atrás da origem do software que usam, e com isso conhecendo sobre Linux, Unix, o projeto GNU, softwere livre e de código aberto.
------
Eu não sou radical, uso o que me atende e instalo e indico o que considero mais adequado, porem sempre que possível escolho seguindo o critério abaixo:
1 - Software gratuito de licença livre (GPL, BSD, apache e similares)
2 - Software gratuito, mesmo que de código fechado. - Porem apenas se não houver alternativa livre viável em funcionalidades ou custo.
3 - Software pago, porem que tenha código aberto ou baseado em software Livre. <- Aqui é interessante avaliar se o custo não é menor que usar algo gratuito, então pode subir para a posição 2 (E sim, mesmo que tenha que apenas treinar usuários e suportar um ambiente, isso gera um custo de tempo e recursos).
4 - Software pago, mesmo que de código fechado, quando este atender melhor as necessidades ou não houver similar a altura, for a melhor opção em sua função.
*Seu post me lembrou de tentar tirar o Parabola da VM e dar uma chance a ele no meu desktop, para teste.
------------------------------------------------------
KISS principle, RTFM and STFW = 42