Os motivos pelo qual linux não cresce, o usuário comum, o usuário avançado [RESOLVIDO]

25. Re: Os motivos pelo qual linux não cresce, o usuário comum, o usuário avançado [RESOLVIDO]

shoujo
shoujo

(usa Slackware)

Enviado em 24/07/2014 - 20:17h

e outra coisa, o que complicou a situação foi as impressoras, pois elas andaram travando muito, talvez foi por causa de peso no servidor, mas fazer o que?

Mesmo assim eu tenho boa notícia, vao tirar o linux apenas de um departamento, os outros conituarão como é.


  


26. Re: Os motivos pelo qual linux não cresce, o usuário comum, o usuário avançado [RESOLVIDO]

Jefferson
JeffersonJJ

(usa Arch Linux)

Enviado em 24/07/2014 - 20:19h

Cara o Linux foi feito pra usuários com + experiencia em computação, e pra mim o Linus não criou o Linux pra derrubar o windows, ele criou para que os outros tenham a liberdade de poder modificar o código fonte do núcleo linux e fazer seus próprios Sistemas Operacionais, eu acho que para uma empresa se acomodar usando Linux ela deve fazer sua própria distro com as coisas que ela quer que tenha, como o Governo Chinês fez ele não usam + o Windows "pq ele tem o prazo de vencimento" então eles criaram seu próprio SO baseado em Linux =D


27. Re: Os motivos pelo qual linux não cresce, o usuário comum, o usuário avançado [RESOLVIDO]

shoujo
shoujo

(usa Slackware)

Enviado em 25/07/2014 - 14:04h

criar um linux gasta muito conhecimento e demanda necessidade de tempo, e uma equipe de pessoas com conhecimentos variados, pessoas que entendem de drives, de softwares, kernel, etc.

Mas como eu disse antes, acho que nenhuma das distros atuais: ubuntu, debian, fedora, suse, etc mesmo com toda facilidade de uso, ainda nao agrada a grande massa e vou dar minha opiniao sobre o motivo disso acontecer:

a forma com que é instalado os softwares..

e nao me adianta dizer: ah, mas é muito facil instalar software no ubuntu, so ir no gerenciador de pacotes, marcar o programa que quer e aplicar...
Aham sei, nao é bem assim, primeiro tem que atualizar os pacotes, isso gasta internet.. depois o pacote deve existir no repositorio, se nao existir tera que procurar um repositorio que tenha esse esse pacote pra ai sim poder instalar.. e se o pacote nao existir em nenhum repositorio, vc so encontra o .deb dele. ok, mas ai vem mais problemas: resolucao de dependencias, mais gasto de internet pra baixar aquela frota de pacotes.. o usuário comum nao quer isso nao.. ele quer ir no baixaki baixar 1 programa so e instalar ele..

EU gosto dessa forma de instalacao, onde instalo repositorios e tal, isso pq eu gosto do linux assim, me garante mais segurança e flexibilidade, alem dos programas ficarem menores, mas.. o usuario final nao quer isso...

No windows é assim, no android é assim, no ios é assim, (Linux, freebsd, solaris, e outros unix)-> pq razao todos eles pra instalar um programa tem que instalar esse mundo de pacotes?

Crie um linux diferente, que ja venha com tudo necessario, assim como é no windows, no android etc..

Ai vem alguem me dizer: mas é isso que proporciona a segurança do linux, os pacotes separados ficam mais leve e tal..

Bom e que tal fazer uma distro com algumas diferenças?

1- crie um sistema com todas as bibliotecas necessarias.

2- se o programa usar uma biblioteca nao padrao no sistema, embuta ela sempre com o programa, mesmo que possa ser que outro programa instale essa dependencia, faça um verificador dentro do pacote.(afinal qual diferença em baixar um programa de 1gb, para baixar 200 pacotes de 500mb(talvez essa reducao no tamanho seje boa mas..))-> melhor um programa grande, pois vc baixa um programa so, e instala um programa so..

3- Bem e que tal seguir o exemplo da apple pra ganhar segurança?

Criar para a distro uma loja unica, onde os responsaveis pela distro ficarao de aprovar ou nao o software, assim os desenvolvedores podem enviar o pacote para a loja..

Porem sem cometer o mesmo erro da apple: ao inves de barrar tudo, aceite tudo, mas colocando selos..

e ponha todos os novos programas nao analizados em programas inseguros, quando for analizado ele ira para pacotes seguros.

Assim o usuario alem de ter segurança, vai ter liberdade de escolha, e por sua conta em risco instalar..

Bom esse é um modo que eu vejo de se ter um sistema seguro, (os pacotes do linux continuam existindo da forma que é, porem sem o usuario precisar saber sobre eles), e a instalacao dos pacotes acontecer de 2 maneiras: vai grafico(tipo o gdebi do debian ou o instalador do windows), e via terminal, pra quem entende e quer ver o que esta sendo instalado...

Facilita para o programador, facilita pro usuario, e fica uma distro simples de usar..

Outra coisa que tem muito a melhorar são as impressoras, hoje tive um problema de novo na empresa, do nada a impressora perde a opcao share(compartilhar)..




28. Re: Os motivos pelo qual linux não cresce, o usuário comum, o usuário avançado [RESOLVIDO]

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 25/07/2014 - 16:28h

Sinceramente,

Acho que essa questão de o Linux ser rejeitado pela grande massa é e ao mesmo tempo não é um problema. Pense bem, nós que usamos Linux somos pessoas capazes de resolver problemas. Nós temos uma maior capacidade de adaptação. Quando algo não acontece como esperamos, nós investigamos o problema até resolver. E muitas vezes recorremos a blogs e forums como o Viva o Linux.

Usuários de Windows em sua maioria não apresentam essa característica (há exceções, claro). Essas pessoas preferem o Windows. Nós preferimos o Linux. Eles estão satisfeitos com seu sistema. Nós também. Ou seja, o que há de errado, afinal? Qual é o problema de não sermos maioria? Ao meu ver, nenhum.

Agora, é claro que fico chateado em parte, porque sei que essas pessoas estão à mercê de uma empresa que não está lá muito preocupada com eles. Minha opinião em relação à Microsoft é que ela se beneficia da ignorância (não estou chamando ninguém de burro, apenas ignorantes em relação à tecnologia).

Ou seja, para nós, usuários de Linux, está tudo certo. Mas para os usuários de Windows, meus pêsames. Eu realmente lamento por essas pessoas, inclusive (aliás, principalmente) pelas que riem quando digo que prefiro Linux.


29. Re: Os motivos pelo qual linux não cresce, o usuário comum, o usuário avançado [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 25/07/2014 - 17:15h

@hercerg

Ué, pode ser por eu trabalhar na USP, e na USP tem bastante gente que usa Linux, aliás, na USP muitos usam de tudo:
Windows, Linux e FreeBSD...
Para mim não riem, pelo contrário, me acham meio gênio, meio Nerd! rsrsrsrsr
Ou seja a galera que conheço que não usa Linux, não rí e ainda acha que linux é para poucos gênios super inteligentes.


30. Re: Os motivos pelo qual linux não cresce, o usuário comum, o usuário avançado [RESOLVIDO]

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 25/07/2014 - 17:57h

Bom, pode ser que na USP a cultura seja um pouco diferente, fico feliz por isso mas...

Na empresa que trabalho e também em alguns clientes, o Linux é visto por muitas pessoas como "o sistema de graça" ou "o sistema que não funciona em desktop". Infelizmente essas visões equivocadas são comuns.


31. Re: Os motivos pelo qual linux não cresce, o usuário comum, o usuário avançado [RESOLVIDO]

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 25/07/2014 - 20:01h

qual a vantagem em o linux se tornar mais um windows?


32. Re: Os motivos pelo qual linux não cresce, o usuário comum, o usuário avançado [RESOLVIDO]

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 25/07/2014 - 20:21h

wudze escreveu:

qual a vantagem em o linux se tornar mais um windows?


Em momento algum eu disse que quero isso. Agora, eu acho que se o linux for mais difundido, ele não vai simplesmente virar mais um windows. Ele vai continuar sendo software livre, vai continuar amadurecendo, vai continuar sendo um sistema transparente e continuaremos tendo inúmeras distros pra poder escolher.

Mas essa nem é a questão, o que eu estava dizendo é que se tiver mais ou menos gente usando linux, tanto faz. Pra nós que usamos, não vai mudar muita coisa. Vai mudar pra quem fizer a transição de um sistema pra outro.


33. Re: Os motivos pelo qual linux não cresce, o usuário comum, o usuário avançado [RESOLVIDO]

shoujo
shoujo

(usa Slackware)

Enviado em 26/07/2014 - 13:26h

wudze escreveu:

qual a vantagem em o linux se tornar mais um windows?


Não é o linux se tornar um windows.. eu disse que seria de grande ajuda se inventassem uma maneira de usar o linux sem internet, no brasil a internet é muito lenta(muita gente usa 3g), fica dificil instalar programas sem internet, acho que seria melhor facilitado se os programas nao dependessem de outros programas para serem instalados, como acontece no (windows, android e ios)..


34. Re: Os motivos pelo qual linux não cresce, o usuário comum, o usuário avançado [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 22/08/2014 - 12:10h

No entanto, o próprio Windows consome MUITA internet.
Isso não é privilégio do Linux.
Experimente viajar e deixar seu computador desligado por um mês, e ao voltar experimente abrir aquele seu aplicativo preferido, mesmo que ele não tenha de acessar a internet.
Você rapidamente constatará que apenas para abrir e fechar o seu programa, você terá de esperar umas atualizações obrigatórias E PRIORITÁRIAS via internet, que você não poderá deixar para depois, e sem as quais seu computador simplesmente não funcionará.
Esse fenômeno não é notado quando se usa o Windows diariamente, quando ele faz isso praticamente "nos bastidores".
Agora, experimente usar uma internet lenta para ver só...


35. Re: Os motivos pelo qual linux não cresce, o usuário comum, o usuário avançado [RESOLVIDO]

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 22/08/2014 - 12:15h

Outra coisa: Não tem como pretendermos que o Linux aja de maneira similar ao dos sistemas proprietários.
A Microsoft se dedica com exclusividade ao Windows e aos produtos compatíveis com ele.
A Apple, por seu lado, está 100% dedicada ao Mac OS e aos seus aplicativos compatíveis.
Já no caso do Linux, temos mais de 200 distribuições oficiais catalogadas na Distrowatch, cada qual com seu repertório de individualizações, e não podemos pretender que tais individualizações sejam um dia unificadas, pois é exatamente isso que dá ao usuário a tremenda liberdade de escolha que o Linux nos proporciona.


36. Re: Os motivos pelo qual linux não cresce, o usuário comum, o usuário avançado [RESOLVIDO]

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 22/08/2014 - 13:04h

Já não tem muita diferença entre duas distros com o mesmo ambiente gráfico e até os gerenciadores de pacotes podem ser instalados de uma distro noutra... de certa forma as distros já estão na mesmice. Única coisa que falta são os drivers proprietários, para alguns dispositivos, jogos, etc. mas tenham certeza de que quando isso acontecer, o linux vai perder muito em segurança.
Linux já é bastante simples, tudo o que você precisa está num terminal. Não compliquemos.
Se não tem internet, use windows configurado para não buscar as malditas atualizações no boot. Aliás, o windows sem internet até que é um bom SO.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts