Após a apresentação dos modelos em 3D nos sistemas CAD, procurar-se desenvolver uma interface entre o Blender e os sistemas CAD, é importante ressaltar que este é o ponto chave, pois esta interface ira minimizar o tempo de modelagem, pois não será necessário a modelação no Blender, tendo em vista que estes modelos em 3D já estão pronto nos sistemas CAD, outro aspecto relevante é a existência de bibliotecas de modelos em 3D nos sistemas CAD que poderão ser aproveitados ou mesmo projetos já finalizados em CAD.
A opção encontrada, recentemente, após varias tentativas, foi a extensão STL (StereoLithography). Este tipo de extensão transfere o modelo em 3D nos sistemas CAD transformando-o em uma malha tridimensional composta de faces triangulares. O AutoCAD® apresenta em seu menu de exportação a possibilidade de transferência para este tipo de extensão. Na figura 3 é mostrada este menu de exportação denominado export data, para que a exportação seja realizada com sucesso é necessário que o modelo em 3D esteja no quadrante positivo de espaço tridimensional, ou seja, todas as coordenadas que o compõem tem que ser positivas. Outro detalhe importante é que a exportação é feita elemento a elemento, o amortecedor modelado em AutoCAD® (figura 1) apresenta dois elementos, a haste e a base que foram exportados separadamente.
Figura 3 - Menu de exportação do AutoCAD® no qual é possível a exportação para a extensão STL(StereoLithography)
No caso do Solid Edge® a exportação para a extensão STL é ainda mais simplificada, é feita nos ambientes Part e Sheel Metal, no menu File na opção Save as, logo após muda-se a extensão na caixa de dialogo que pode ser observado na figura 4.
Figura 4 - Menu de exportação do Solid Edge® que oferece a opção para a extensão STL(StereoLithography)
Após a geração dos arquivos na extensão STL dos modelos em 3D construídos nos sistemas CAD poderão dessa forma serem transportados para o Blender através do menu de importação denominado Import, localizado no menu principal denominado File que pode ser observado na figura 5.
Figura 5 - Menu de importação do Blender, que oferece a possibilidade de importação de arquivos na extensão STL(StereoLithography).
Como esta interface entre o Blender e os sistemas CAD, poderemos explorar todos os recursos que o Blender oferece, em termos de renderização de imagem, animação em 3D e interatividade usando os modelo em 3D construídos no AutoCAD® e no Solid Edge®.
[1] Comentário enviado por caralegal em 13/04/2006 - 11:53h
Valeu RamonCS, gostei do seu artigo, sou utilizador do 3DSmax, e tava triste porq no linux não conhecia nenhuma ferramenta assim. Ja tinha visto o Blender ha uns amos atrás, mas desisti porq achei muito dificil interagir com ele, mas agora depois d ler seu artigo vou dar uma olhad, ja estou a té baixando ele.....
abraços
[4] Comentário enviado por sermart em 13/04/2006 - 20:43h
Muito interessante o artigo, mas gostaria de ver com mais detalhes na parte do blender, pois, quem como eu, conhece bem as interfaces do autocad e outros programas de cad sabe construir muito bem as figuras que você mostrou. Mas a parte do blender você deveria ter detalhado mais, com um passo a passo para que ficasse mais pálpavel o modo como você chegou até o seu resultado, outro tutorial mostrando isto seria bem vindo. Por outro lado a parte introdutória ficou excelente com a descrição histórica do blender, eu confesso que não conhecia esta história!
[8] Comentário enviado por pink em 15/04/2006 - 19:19h
nossa kara amei teu artigo, já é um dos meus favoritos, sou fissurada em blender e ainda mais depois que a comunidade software livre comprou seus fontes... d+ é 10!
[9] Comentário enviado por maximus77 em 07/09/2006 - 18:08h
Na realidade, meus amigos, eu tenho uma dúvida! Quem poderia me auxiliar a instalar o MAYA 8 UNLIMITED no SUSE 10? Ele está em pacotes RPM.
Assim que puderem, aguardo um help! Todos os dias, eu acesso o Fórum VIVA O LINUX!
Abração
Marcelo
[10] Comentário enviado por maximus77 em 07/09/2006 - 18:21h
Boa noite, amigos! Eu sou usuário do MAYA e falo com vcs com toda a confiança: Não existe software melhor em termos de produções em 3D! Eu já usei o 3D Max do 3.0 ao 7.0, o BLENDER 2.5, O Cinema 4D 9.0, o LigthWave8.5 e concluí que o MAYA é muito superior a tods estes! O MAYA tem um sistema de Modelagem mais eficiente, sua Animação é mais dinânica e direta, suas viewports são mais adaptáveis! Seus plugins, hair, fur, fluids, Live, cloth, Animation, Modeling são fantásticos! Nós profissionais em 3D temos muito mais acesso a vídeos tutoriais produzidos pelos melhores profissionais e Artistas 3D do mundo, sem falar nas Academias onde vc tem a chance de se formar como MAYA Masters. Acho que muitos não concordarão comigo em matéria do valor do software ( 18.000 reais, em média )
Agora sou usuário do LINUX, SUSE 10, pois ele é compatível com essa distro mais o FEFDORA CORE 5 e RED HAT 4 Enterprise WS, que é comercial.
Inclusive, se alguém puder me auxiliar a instalar o MAYA 8 UNLIMITED no SUSE 10, que está em pacotes RPM, eu agradeço de coração, pois eu tomei pavor de usar ruindows!
Valeu galera! Espero ter ajudado!
[12] Comentário enviado por fabriciomfurtado em 01/10/2007 - 14:55h
Estou fazendo uma pesquisa sobre o blender e outros programas com sistemas CAD!!!! Acheis interessante seu artigo!!! trata um pouco do que eu queria saber!!1 mas, gostaria de saber outros artigos que falem de qualidades tecnicas existentes entre essas duas ferramentas!!! se alguem souber por favor !!! ajude-me fabriciomfurtado@gmail.com