Aplicabilidade do Software Livre Blender na Engenharia Mecânica

Estudo realizado sobre a possibilidade de utilização do software livre para a finalização de projetos 3D gerados nos sistemas CAD.

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Por: Ramon César Salvino em 13/04/2006


Renderização de imagem em 3D



O Blender apresenta uma série de recursos para geração de imagens em 3D com alto grau de realismo, tais como espelhamento, transparência, opacidade, projeção de sombras, materiais que são mais usados para sistemas de partícula para criar alguns efeitos especiais, pôr exemplo, para fazer um objeto incandescente, ou para fazer uma fonte luz visível, entre outros recursos de computação gráfica. Outro recurso interessante é a aplicação de texturas, tais como madeira, mármore entre outras que podem ser criadas no Blender ou mesmo inseridas na forma de figuras, o que é bem útil pois há uma biblioteca muito extensa na internet com texturas de todo tipo, inclusive inúmeros materiais usados em engenharia.

O AutoCAD® apresenta um conjunto de texturas de varias materiais, todas aplicáveis no Blender. Na figura 6 é mostrado o amortecedor que foi modelado no AutoCAD® e transferido para o Blender para renderização.


Figura 6 - Imagem renderizada no Blender do amortecedor, podemos notar o espelhamento aplicado na haste, a superfície na qual o amortecedor esta apoiado é um textura importada do AutoCAD® 2002, representando uma chapa de aço estriada.

É importante ressaltar que tanto o AutoCAD® quanto o Solid Edge® apresentam recursos de renderização de imagem, mas como não são softwares específicos para este fins, estes recursos são limitados comparados aos recursos que o Blender oferece.

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Páginas do artigo
   1. Objetivo
   2. Situação tecnológica atual
   3. Modelagem em 3D nos sistemas CAD
   4. Interface entre Blender e os sistemas CAD
   5. Renderização de imagem em 3D
   6. Animação em 3D
   7. Demonstração interativa usando a game engine
   8. Conclusão e referência bibliográfica
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Comentários
[1] Comentário enviado por caralegal em 13/04/2006 - 11:53h

Valeu RamonCS, gostei do seu artigo, sou utilizador do 3DSmax, e tava triste porq no linux não conhecia nenhuma ferramenta assim. Ja tinha visto o Blender ha uns amos atrás, mas desisti porq achei muito dificil interagir com ele, mas agora depois d ler seu artigo vou dar uma olhad, ja estou a té baixando ele.....
abraços

[2] Comentário enviado por adell em 13/04/2006 - 12:54h

Para pessoas interressadas no Blender veja este site www.procedural.com.br

[3] Comentário enviado por fernandoamador em 13/04/2006 - 18:18h

Ótimo artigo.

[4] Comentário enviado por sermart em 13/04/2006 - 20:43h

Muito interessante o artigo, mas gostaria de ver com mais detalhes na parte do blender, pois, quem como eu, conhece bem as interfaces do autocad e outros programas de cad sabe construir muito bem as figuras que você mostrou. Mas a parte do blender você deveria ter detalhado mais, com um passo a passo para que ficasse mais pálpavel o modo como você chegou até o seu resultado, outro tutorial mostrando isto seria bem vindo. Por outro lado a parte introdutória ficou excelente com a descrição histórica do blender, eu confesso que não conhecia esta história!

[5] Comentário enviado por thiagonobrega em 14/04/2006 - 02:04h

Muito bom o seu artigo, parabens .

[6] Comentário enviado por Slug White em 14/04/2006 - 14:20h

caralegal, exite o maya pra linux, acho que melhor que esse nao vai encontrar. Procure em foruns que vai achar muita coisa.

Até mais...

[7] Comentário enviado por adell em 15/04/2006 - 03:58h

Bem, o blender tem no minimo dois fatores muito importantes a serem observados em relação ao maya:

1 - Ele consome bem menos recursos que o maya.
2 - O preço do bleder é muito menor (de graça).

[8] Comentário enviado por pink em 15/04/2006 - 19:19h

nossa kara amei teu artigo, já é um dos meus favoritos, sou fissurada em blender e ainda mais depois que a comunidade software livre comprou seus fontes... d+ é 10!

[9] Comentário enviado por maximus77 em 07/09/2006 - 18:08h

Na realidade, meus amigos, eu tenho uma dúvida! Quem poderia me auxiliar a instalar o MAYA 8 UNLIMITED no SUSE 10? Ele está em pacotes RPM.
Assim que puderem, aguardo um help! Todos os dias, eu acesso o Fórum VIVA O LINUX!
Abração
Marcelo

[10] Comentário enviado por maximus77 em 07/09/2006 - 18:21h

Boa noite, amigos! Eu sou usuário do MAYA e falo com vcs com toda a confiança: Não existe software melhor em termos de produções em 3D! Eu já usei o 3D Max do 3.0 ao 7.0, o BLENDER 2.5, O Cinema 4D 9.0, o LigthWave8.5 e concluí que o MAYA é muito superior a tods estes! O MAYA tem um sistema de Modelagem mais eficiente, sua Animação é mais dinânica e direta, suas viewports são mais adaptáveis! Seus plugins, hair, fur, fluids, Live, cloth, Animation, Modeling são fantásticos! Nós profissionais em 3D temos muito mais acesso a vídeos tutoriais produzidos pelos melhores profissionais e Artistas 3D do mundo, sem falar nas Academias onde vc tem a chance de se formar como MAYA Masters. Acho que muitos não concordarão comigo em matéria do valor do software ( 18.000 reais, em média )
Agora sou usuário do LINUX, SUSE 10, pois ele é compatível com essa distro mais o FEFDORA CORE 5 e RED HAT 4 Enterprise WS, que é comercial.
Inclusive, se alguém puder me auxiliar a instalar o MAYA 8 UNLIMITED no SUSE 10, que está em pacotes RPM, eu agradeço de coração, pois eu tomei pavor de usar ruindows!
Valeu galera! Espero ter ajudado!

[11] Comentário enviado por removido em 05/11/2006 - 20:16h

o blender foi uma mao na roda pra mim no linux cara,bom artigo

[12] Comentário enviado por fabriciomfurtado em 01/10/2007 - 14:55h

Estou fazendo uma pesquisa sobre o blender e outros programas com sistemas CAD!!!! Acheis interessante seu artigo!!! trata um pouco do que eu queria saber!!1 mas, gostaria de saber outros artigos que falem de qualidades tecnicas existentes entre essas duas ferramentas!!! se alguem souber por favor !!! ajude-me fabriciomfurtado@gmail.com


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