A utilização de software livre é cada vez mais presente, tanto no setor público quanto no setor privado, não só pela questão econômica, tendo em vista que sua distribuição e utilização é gratuita, mas também por sua constante evolução, isso se explica pelo fato de terem o código aberto e geralmente são os pilares de comunidades mundiais, que possibilitam grandes modificações em curto espaço de tempo, já que programadores de toda parte do globo trabalham em modificações continuas desse programas. E quando se tem um conjunto de melhorias importantes, é liberada uma nova versão e então disponibilizada a todos os usuários, não só o programa mais também o código fonte para futuras melhorias.
O Blender, um software livre direcionado a computação gráfica, apresenta poderosas ferramentas de animação em 3D, renderização de imagem e também a parte interativa para criação de jogos. Software Livre Blender teve seu início em 1988, quando Ton Roosendaal co-fundou o estúdio holandês de animação NeoGeo®, que transformou-se rapidamente em uma grande casa de animação 3D nos Países Baixos. Este estúdio foi premiado por produções ganhadoras (European Corporate Video Awards 1993 e 1995) para a companhia de eletrônicos Philips®.
Dentro do NeoGeo® , Ton Roosendaal era responsável pela direção de arte e desenvolvimento interno de software. Depois de uma cuidadosa deliberação decidiu-se que o conjunto de ferramentas 3D do NeoGeo® precisavam ser reescritas. Em 1995 esta reescrita começou e foi destinada a transformar-se no software de ferramentas 3D que é denominado hoje como Blender. Ton Roosendaal fundou uma companhia nova chamada Not a Number® (NaN®), em 1998, como uma subsidiária da NeoGeo®, para criar mercado e desenvolver o Blender.
No núcleo da NaN® estava seu desejo de criar e distribuir uma plataforma compacta de ferramenta 3D gratuita. A NaN® esperava trazer um nível profissional de ferramentas de modelagem e animação em 3D para o alcance do público da computação em geral. O modelo de negócios da NaN® envolvia fornecimento de produtos comerciais e serviços em torno do Blender.
A primeira feira de apresentações do Blender, Siggraph de 1999, foi um sucesso enorme e reuniu muito interesse dos participantes assim como da imprensa. O Blender foi um sucesso e seu potencial enorme confirmado. Nas asas de uma bem sucedida Siggraph, no início de 2000, a NaN® assegurou um financiamento de 4,5 milhões de euros. Esta grande entrada de capital resultou na expansão rápida da NaN®. No verão de 2000, o Blender v2.0 foi liberado. esta versão adicionou uma game engine no pacote 3D. Para o fim de 2000, a quantidade de usuários registrados ultrapassava 250.000.
Infelizmente as ambições da NaN® e as oportunidades não combinaram com as potencialidades da companhia e as realidades do mercado da época. Esta expansão excessiva resultou em recomeçar a NaN® com novos investidores e uma companhia menor em abril 2001. Seis meses mais tarde o primeiro produto de software comercial da NaN®, o Blender Publisher, foi lançado, este produto tinha mirado o mercado emergente da Internet interativa baseada em mídia 3D. devido às vendas decepcionantes e ao continuo clima econômico difícil, os novos investidores decidiram suspender todas as operações da NaN®. A parada programada incluiu também interromper o desenvolvimento do Blender.
Em março de 2002, Ton Roosendaal inicia a Blender Foundation sem fins lucrativos, o primeiro objetivo era encontrar uma maneira de continuar desenvolvendo e promovendo o Blender como um projeto baseado na comunidade Open Source. Em julho de 2002, Ton Roosendaal orientou os investidores da NaN® para aceitarem um plano de uma única Blender Foundation para tentar abrir o código fonte do Blender. A campanha do "Blender Livre" procurou levantar 100.000 euros de modo que a fundação pudesse comprar os direitos do código fonte e a propriedade intelectual, e conseqüentemente abrir este código fonte. Com um grupo de voluntários, entre eles diversos ex-empregados da NaN®, a campanha alcançou o objetivo, arrecadando 100.000 euros em somente sete semanas. No domingo, 13 de outubro de 2002, o Blender foi liberado ao mundo sob os termos da Licença do Pública Geral (GNU). O seu desenvolvimento continua a partir deste dia, dirigido pôr uma equipe de voluntários dedicados ao redor do mundo conduzidos pelo criador original, Ton Roosendaal (Natanael Nunes Osório e Leandro Cavalheiro).
O termo CAD (Computer Aided Design - Projeto Auxiliado por Computador) pode ser definido como uma subárea da Computação Gráfica voltada para a criação e manipulação de desenhos técnicos e projetos. Mas CAD, na realidade, é muito mais. Devemos pensar nele como um meio de modelar o espaço através do computador, com possibilidades infinitas de criação e verificação, em tempo e tamanho real. Os sistemas CAD foram desenvolvidos para integrar as áreas de desenho e engenharia, permitindo flexibilidade na criação e manufatura de produtos aumentando a produtividade com redução dos custos (José Maurício de Barros, 2002).
Os sistemas CAD no qual é fundamentado este trabalho são o AutoCAD® e Solid Edge®. Embora o AutoCAD® não seja um software específico da Engenharia Mecânica, é bastante difundido nesta área da engenharia, pois é bastante flexível, no sentido de se poder personalizá-lo de acordo com a atividade no qual será utilizado. Esta personalização é obtida através de criação de rotinas, ou seja a programação de uma seqüência de comandos, que é feita através de uma entidade da AutoCAD® chamada AutoLisp. Apresenta bastantes recursos para modelagem bidimensional (2D) e os recursos de modelagem Tridimensional (3D) que aqui serão enfocados, englobando também ferramentas de renderização.
O Solid Edge® é um software voltado totalmente para Engenharia Mecânica, apresentando um sistema de trabalho diferenciado do AutoCAD®, pois a modelagem é totalmente em 3D. O Solid Edge® possui quatro ambientes: Part, Sheet Metal, Assembly e Draft. Cada um desses ambientes cria um tipo diferente de documento. O Solid Edge® Part é usado para criar modelos individuais de peças. As peças são construídas pela adição e remoção de material de uma feature básica. Os documentos do ambiente Part tem a extensão de arquivo ".par". O Solid Edge® Sheet Metal é usado para construir modelos individuais de peças de chapa dobrada. As peças de chapa dobrada são construídas também pela adição e remoção de material de uma feature básica. Os documentos de chapa dobrada tem a extensão de arquivo ".psm". O Solid Edge® Assembly é usado para criar montagens de peças e de submontagens existentes, ou ainda modelar novas peças no contexto da montagem. Pode-se usar as peças do Solid Edge® Part ou do Solid Edge® Sheet Metal para construir uma montagem. Também pode usar peças que não foram modeladas no Solid Edge®. O Solid Edge® Assembly também permite criar layouts 2D para o projeto conceitual de novas montagens. As peças são posicionadas na montagem usando as relações de montagem. Os documentos de montagem (assembly) têm a extensão de arquivo ".asm". O Solid Edge® Draft permite criar rapidamente desenhos 2D usando as suas peças ou montagens 3D. Você pode também adicionar gráficos 2D a qualquer vista do desenho ou criar desenhos 2D sem o modelo 3D. Os documentos do ambiente Draft tem a extensão de arquivo ".dft".(Prof. Dr.-Ing. K. Schützer).
Tão importante quanto o desenvolvimento de um projeto, que pode ser tanto um novo equipamento, peça ou mesmo uma modificação visando melhoria, utilizando os sistemas CAD em Engenharia Mecânica é a apresentação e demonstração de funcionamento de forma clara e convincente, e é neste ponto que o software Blender pode contribuir de maneira satisfatória e sem onerar o custo final do projeto.
A utilização de softwares de animação em 3D para a finalização de modelos em 3D feitos em sistemas CAD é uma opção adotada a bastante tempo, um bom exemplo é o 3D Studio Max® que é um software comercial e foi considerado o melhor software para renderização, na edição de número 68 da revista CADesign®, onde os leitores elegeram os "The Best of CAD" de 2000. Este software tem interface direta com a AutoCAD®, ou seja os arquivos gerados pelo AutoCAD® são abertos diretamente no 3D Studio Max® sem a necessidade de importar ou exportar qualquer tipo de arquivo.
A intenção do presente trabalho é apresentar uma opção utilizando o software livre, visando a redução de custo final do projeto.