Aplicabilidade do Software Livre Blender na Engenharia Mecânica

Estudo realizado sobre a possibilidade de utilização do software livre para a finalização de projetos 3D gerados nos sistemas CAD.

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Por: Ramon César Salvino em 13/04/2006


Situação tecnológica atual



A utilização de software livre é cada vez mais presente, tanto no setor público quanto no setor privado, não só pela questão econômica, tendo em vista que sua distribuição e utilização é gratuita, mas também por sua constante evolução, isso se explica pelo fato de terem o código aberto e geralmente são os pilares de comunidades mundiais, que possibilitam grandes modificações em curto espaço de tempo, já que programadores de toda parte do globo trabalham em modificações continuas desse programas. E quando se tem um conjunto de melhorias importantes, é liberada uma nova versão e então disponibilizada a todos os usuários, não só o programa mais também o código fonte para futuras melhorias.

O Blender, um software livre direcionado a computação gráfica, apresenta poderosas ferramentas de animação em 3D, renderização de imagem e também a parte interativa para criação de jogos. Software Livre Blender teve seu início em 1988, quando Ton Roosendaal co-fundou o estúdio holandês de animação NeoGeo®, que transformou-se rapidamente em uma grande casa de animação 3D nos Países Baixos. Este estúdio foi premiado por produções ganhadoras (European Corporate Video Awards 1993 e 1995) para a companhia de eletrônicos Philips®.

Dentro do NeoGeo® , Ton Roosendaal era responsável pela direção de arte e desenvolvimento interno de software. Depois de uma cuidadosa deliberação decidiu-se que o conjunto de ferramentas 3D do NeoGeo® precisavam ser reescritas. Em 1995 esta reescrita começou e foi destinada a transformar-se no software de ferramentas 3D que é denominado hoje como Blender. Ton Roosendaal fundou uma companhia nova chamada Not a Number® (NaN®), em 1998, como uma subsidiária da NeoGeo®, para criar mercado e desenvolver o Blender.

No núcleo da NaN® estava seu desejo de criar e distribuir uma plataforma compacta de ferramenta 3D gratuita. A NaN® esperava trazer um nível profissional de ferramentas de modelagem e animação em 3D para o alcance do público da computação em geral. O modelo de negócios da NaN® envolvia fornecimento de produtos comerciais e serviços em torno do Blender.

A primeira feira de apresentações do Blender, Siggraph de 1999, foi um sucesso enorme e reuniu muito interesse dos participantes assim como da imprensa. O Blender foi um sucesso e seu potencial enorme confirmado. Nas asas de uma bem sucedida Siggraph, no início de 2000, a NaN® assegurou um financiamento de 4,5 milhões de euros. Esta grande entrada de capital resultou na expansão rápida da NaN®. No verão de 2000, o Blender v2.0 foi liberado. esta versão adicionou uma game engine no pacote 3D. Para o fim de 2000, a quantidade de usuários registrados ultrapassava 250.000.

Infelizmente as ambições da NaN® e as oportunidades não combinaram com as potencialidades da companhia e as realidades do mercado da época. Esta expansão excessiva resultou em recomeçar a NaN® com novos investidores e uma companhia menor em abril 2001. Seis meses mais tarde o primeiro produto de software comercial da NaN®, o Blender Publisher, foi lançado, este produto tinha mirado o mercado emergente da Internet interativa baseada em mídia 3D. devido às vendas decepcionantes e ao continuo clima econômico difícil, os novos investidores decidiram suspender todas as operações da NaN®. A parada programada incluiu também interromper o desenvolvimento do Blender.

Em março de 2002, Ton Roosendaal inicia a Blender Foundation sem fins lucrativos, o primeiro objetivo era encontrar uma maneira de continuar desenvolvendo e promovendo o Blender como um projeto baseado na comunidade Open Source. Em julho de 2002, Ton Roosendaal orientou os investidores da NaN® para aceitarem um plano de uma única Blender Foundation para tentar abrir o código fonte do Blender. A campanha do "Blender Livre" procurou levantar 100.000 euros de modo que a fundação pudesse comprar os direitos do código fonte e a propriedade intelectual, e conseqüentemente abrir este código fonte. Com um grupo de voluntários, entre eles diversos ex-empregados da NaN®, a campanha alcançou o objetivo, arrecadando 100.000 euros em somente sete semanas. No domingo, 13 de outubro de 2002, o Blender foi liberado ao mundo sob os termos da Licença do Pública Geral (GNU). O seu desenvolvimento continua a partir deste dia, dirigido pôr uma equipe de voluntários dedicados ao redor do mundo conduzidos pelo criador original, Ton Roosendaal (Natanael Nunes Osório e Leandro Cavalheiro).

O termo CAD (Computer Aided Design - Projeto Auxiliado por Computador) pode ser definido como uma subárea da Computação Gráfica voltada para a criação e manipulação de desenhos técnicos e projetos. Mas CAD, na realidade, é muito mais. Devemos pensar nele como um meio de modelar o espaço através do computador, com possibilidades infinitas de criação e verificação, em tempo e tamanho real. Os sistemas CAD foram desenvolvidos para integrar as áreas de desenho e engenharia, permitindo flexibilidade na criação e manufatura de produtos aumentando a produtividade com redução dos custos (José Maurício de Barros, 2002).

Os sistemas CAD no qual é fundamentado este trabalho são o AutoCAD® e Solid Edge®. Embora o AutoCAD® não seja um software específico da Engenharia Mecânica, é bastante difundido nesta área da engenharia, pois é bastante flexível, no sentido de se poder personalizá-lo de acordo com a atividade no qual será utilizado. Esta personalização é obtida através de criação de rotinas, ou seja a programação de uma seqüência de comandos, que é feita através de uma entidade da AutoCAD® chamada AutoLisp. Apresenta bastantes recursos para modelagem bidimensional (2D) e os recursos de modelagem Tridimensional (3D) que aqui serão enfocados, englobando também ferramentas de renderização.

O Solid Edge® é um software voltado totalmente para Engenharia Mecânica, apresentando um sistema de trabalho diferenciado do AutoCAD®, pois a modelagem é totalmente em 3D. O Solid Edge® possui quatro ambientes: Part, Sheet Metal, Assembly e Draft. Cada um desses ambientes cria um tipo diferente de documento. O Solid Edge® Part é usado para criar modelos individuais de peças. As peças são construídas pela adição e remoção de material de uma feature básica. Os documentos do ambiente Part tem a extensão de arquivo ".par". O Solid Edge® Sheet Metal é usado para construir modelos individuais de peças de chapa dobrada. As peças de chapa dobrada são construídas também pela adição e remoção de material de uma feature básica. Os documentos de chapa dobrada tem a extensão de arquivo ".psm". O Solid Edge® Assembly é usado para criar montagens de peças e de submontagens existentes, ou ainda modelar novas peças no contexto da montagem. Pode-se usar as peças do Solid Edge® Part ou do Solid Edge® Sheet Metal para construir uma montagem. Também pode usar peças que não foram modeladas no Solid Edge®. O Solid Edge® Assembly também permite criar layouts 2D para o projeto conceitual de novas montagens. As peças são posicionadas na montagem usando as relações de montagem. Os documentos de montagem (assembly) têm a extensão de arquivo ".asm". O Solid Edge® Draft permite criar rapidamente desenhos 2D usando as suas peças ou montagens 3D. Você pode também adicionar gráficos 2D a qualquer vista do desenho ou criar desenhos 2D sem o modelo 3D. Os documentos do ambiente Draft tem a extensão de arquivo ".dft".(Prof. Dr.-Ing. K. Schützer).

Tão importante quanto o desenvolvimento de um projeto, que pode ser tanto um novo equipamento, peça ou mesmo uma modificação visando melhoria, utilizando os sistemas CAD em Engenharia Mecânica é a apresentação e demonstração de funcionamento de forma clara e convincente, e é neste ponto que o software Blender pode contribuir de maneira satisfatória e sem onerar o custo final do projeto.

A utilização de softwares de animação em 3D para a finalização de modelos em 3D feitos em sistemas CAD é uma opção adotada a bastante tempo, um bom exemplo é o 3D Studio Max® que é um software comercial e foi considerado o melhor software para renderização, na edição de número 68 da revista CADesign®, onde os leitores elegeram os "The Best of CAD" de 2000. Este software tem interface direta com a AutoCAD®, ou seja os arquivos gerados pelo AutoCAD® são abertos diretamente no 3D Studio Max® sem a necessidade de importar ou exportar qualquer tipo de arquivo.

A intenção do presente trabalho é apresentar uma opção utilizando o software livre, visando a redução de custo final do projeto.

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Páginas do artigo
   1. Objetivo
   2. Situação tecnológica atual
   3. Modelagem em 3D nos sistemas CAD
   4. Interface entre Blender e os sistemas CAD
   5. Renderização de imagem em 3D
   6. Animação em 3D
   7. Demonstração interativa usando a game engine
   8. Conclusão e referência bibliográfica
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Comentários
[1] Comentário enviado por caralegal em 13/04/2006 - 11:53h

Valeu RamonCS, gostei do seu artigo, sou utilizador do 3DSmax, e tava triste porq no linux não conhecia nenhuma ferramenta assim. Ja tinha visto o Blender ha uns amos atrás, mas desisti porq achei muito dificil interagir com ele, mas agora depois d ler seu artigo vou dar uma olhad, ja estou a té baixando ele.....
abraços

[2] Comentário enviado por adell em 13/04/2006 - 12:54h

Para pessoas interressadas no Blender veja este site www.procedural.com.br

[3] Comentário enviado por fernandoamador em 13/04/2006 - 18:18h

Ótimo artigo.

[4] Comentário enviado por sermart em 13/04/2006 - 20:43h

Muito interessante o artigo, mas gostaria de ver com mais detalhes na parte do blender, pois, quem como eu, conhece bem as interfaces do autocad e outros programas de cad sabe construir muito bem as figuras que você mostrou. Mas a parte do blender você deveria ter detalhado mais, com um passo a passo para que ficasse mais pálpavel o modo como você chegou até o seu resultado, outro tutorial mostrando isto seria bem vindo. Por outro lado a parte introdutória ficou excelente com a descrição histórica do blender, eu confesso que não conhecia esta história!

[5] Comentário enviado por thiagonobrega em 14/04/2006 - 02:04h

Muito bom o seu artigo, parabens .

[6] Comentário enviado por Slug White em 14/04/2006 - 14:20h

caralegal, exite o maya pra linux, acho que melhor que esse nao vai encontrar. Procure em foruns que vai achar muita coisa.

Até mais...

[7] Comentário enviado por adell em 15/04/2006 - 03:58h

Bem, o blender tem no minimo dois fatores muito importantes a serem observados em relação ao maya:

1 - Ele consome bem menos recursos que o maya.
2 - O preço do bleder é muito menor (de graça).

[8] Comentário enviado por pink em 15/04/2006 - 19:19h

nossa kara amei teu artigo, já é um dos meus favoritos, sou fissurada em blender e ainda mais depois que a comunidade software livre comprou seus fontes... d+ é 10!

[9] Comentário enviado por maximus77 em 07/09/2006 - 18:08h

Na realidade, meus amigos, eu tenho uma dúvida! Quem poderia me auxiliar a instalar o MAYA 8 UNLIMITED no SUSE 10? Ele está em pacotes RPM.
Assim que puderem, aguardo um help! Todos os dias, eu acesso o Fórum VIVA O LINUX!
Abração
Marcelo

[10] Comentário enviado por maximus77 em 07/09/2006 - 18:21h

Boa noite, amigos! Eu sou usuário do MAYA e falo com vcs com toda a confiança: Não existe software melhor em termos de produções em 3D! Eu já usei o 3D Max do 3.0 ao 7.0, o BLENDER 2.5, O Cinema 4D 9.0, o LigthWave8.5 e concluí que o MAYA é muito superior a tods estes! O MAYA tem um sistema de Modelagem mais eficiente, sua Animação é mais dinânica e direta, suas viewports são mais adaptáveis! Seus plugins, hair, fur, fluids, Live, cloth, Animation, Modeling são fantásticos! Nós profissionais em 3D temos muito mais acesso a vídeos tutoriais produzidos pelos melhores profissionais e Artistas 3D do mundo, sem falar nas Academias onde vc tem a chance de se formar como MAYA Masters. Acho que muitos não concordarão comigo em matéria do valor do software ( 18.000 reais, em média )
Agora sou usuário do LINUX, SUSE 10, pois ele é compatível com essa distro mais o FEFDORA CORE 5 e RED HAT 4 Enterprise WS, que é comercial.
Inclusive, se alguém puder me auxiliar a instalar o MAYA 8 UNLIMITED no SUSE 10, que está em pacotes RPM, eu agradeço de coração, pois eu tomei pavor de usar ruindows!
Valeu galera! Espero ter ajudado!

[11] Comentário enviado por removido em 05/11/2006 - 20:16h

o blender foi uma mao na roda pra mim no linux cara,bom artigo

[12] Comentário enviado por fabriciomfurtado em 01/10/2007 - 14:55h

Estou fazendo uma pesquisa sobre o blender e outros programas com sistemas CAD!!!! Acheis interessante seu artigo!!! trata um pouco do que eu queria saber!!1 mas, gostaria de saber outros artigos que falem de qualidades tecnicas existentes entre essas duas ferramentas!!! se alguem souber por favor !!! ajude-me fabriciomfurtado@gmail.com


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