Processo nada mais é do que um programa em execução. Processos podem estar visíveis ou invisíveis, respectivamente, foreground e background.
O comando "ps" nos informa os processos sendo executados pelo usuário corrente. Já, se quisermos ver todos os processos da máquina usamos "ps -e" ou uma forma mais bonitinha dele ser jogado na tela é "ps aux". Para saber o significado de cada parâmetro, consulte o MAN. Qualquer dúvida, comentários no final!
Foreground & Background
Quando estamos com um programa executando podemos pressionar
CONTROL+Z para o pausarmos, se quisermos que ele seja executado em background. Depois de pausado, digitamos
bg e pressionamos "Enter". Já, para trazê-lo de volta é só digitar
fg e pressionar "Enter". Também temos mais uma alternativa para rodar programas diretamente em background que é chama-lo com um "&" (E comercial) no final da linha de comando. Por exemplo:
# makewhatis &
Forçando o Termino de processos
Em muitos casos estamos executando um programa e algo dá errado. Nós pensamos, "reset". Mas, o
Linux nos oferece uma solução muito melhor. Podemos trocar de terminal (ALT+F[1-6]) e "matar" o programa que está causando desordem no sistema.
Assim, por exemplo:
$ sleep 99 &
$ ps
$ kill -9 1055
$ fg
job as terminated
+ Morto sleep 99
O comando
kill, matar, precisa receber o PID do processo que vai ser morto e também que sinal ele deve enviar. No caso, "-9" é o sinal mais poderoso dele, há outros que tentam recuperar o programa caso seja trivial não parar a execução do processo.
Por exemplo, já pensou se você esta fazendo um upload pro seu ftp e o servidor cai simplesmente pra reler as configurações? Para isso que serve o parâmetro "-1", ele faz com que o processo continue funcionando e re-lê as configurações do programa. deixando todos conectados.
Existe uma versão do kill para matar todos os processos com um mesmo nome. Vamos a um exemplo!
$ sleep 900 &
$ sleep 500 &
$ killall sleep
+ Morto sleep 900
$ ps
[lista de processos]
+ Morto sleep 500
Se quiser mais detalhes do kill e do killall, consulte o MAN.