meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 05/10/2010 - 02:30h
A estrutura de cobrança de impostos no Brasil (Matriz tributária) é estupidamente injusta. Já nem adianta falar que andamos quase pagando 40% do PIB em impostos.
Pra quem estudou um pouquinho de história, deve dar para lembrar que a Inconfidência Mineira foi desencadeada em revolta pela cobrança de impostos escorchantes da Corte Portuguesa. Este imposto era o "Quinto", ou seja módicos 20% da riqueza produzida.
Ainda bem que já mataram o Tiradentes, assim pelo menos é menos um para ficar revoltado com o roubo diário de impostos pelo qual todos passamos e o ainda pior, sem prestação de serviços a altura dos impostos cobrados.
São impostos de primeiro mundo e serviços de terceiro ou quarto mundo.
Todos ou a grande maioria tem a percepção de que pobre não paga imposto, isto fica só para as empresas, os grandes grupos econômicos, a classe média e os ricos.
Pura balela, pobre só não paga imposto de renda, porque está pagando imposto todo o santo dia, sobre tudo aquilo que consome. Dependendo do estado em que você está, você estará pagando imposto mesmo sem saber ao ir fazer compras no supermercado ou no armazém da esquina, lá vai pagar, IPI (5, 10,15%), ICMS (12, 17 ou 18%), PIS, Cofins, etc, etc,etc. Sai tudo incluído no preço final. O pagador nem sente porque o preço já traz tudo embutido.
Você já viu quanto paga no leite, no arroz, no feijão, no pão, na luz, na água, no telefone, no transporte, no material escolar, procure saber e vai ficar estarrecido.
O mais injusto é que o pobre que ganha menos obviamente é que paga o maior percentual de impostos em relação ao mirrado salario que ganha.
Mesmo quem ganha apenas o Bolsa Família paga exatamente o mesmo imposto que o rico, para poder comer e viver mal e porcamente pois os impostos cobrados são exatamente os mesmos e nos mesmos percentuais.
Porque não foi feita uma reforma tributaria ainda? Por pura falta de vontade politica e patriotismo.
Esta falta de vontade politica é infelizmente generalizada, não escapa nenhum partido. O pior é que não vejo a menor perspectiva de mudança. Quem está no poder, seja de que partido for, fica sempre tentando perpetuar a posição.