removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 26/05/2012 - 20:58h
Olá pessoal,
Fico contente em saber que estão dispostos ajudar.
Quero aclarar um pouco mais sobre o que é o UbuntUCA e como a coisas funcionam no projeto.
1º O UbuntUCA não tem nenhum patrocínio.
2º O UbuntUCA não é a distro oficial do Programa UCA. O UbuntUCA não tem vínculo com nenhuma instituição. Não tem apoio do governo e não tem nenhuma ligação com nenhuma instituição governamental. Ele é apenas uma alternativa para as escolas que não gostam do sistema que vem embarcado nos laptops do Programa UCA. O Metasys, e parece que o Mandriva, é que tem contrato com o ministério da educação e recebem incentivo financeiro para desenvolver suas distros adaptadas aos laptops do PROUCA.
O UbuntUCA só é usado por escolas, cujos alunos e professores rejeitam os sistemas operacionais que embarcam os laptops do PROUCA. Nesses casos, o responsável pelo projeto da escola em questão, formata todos os laptops dos alunos e professores e instala o UbuntUCA nessas máquinas.
O UbuntUCA não é uma distro, mas sim, apenas uma remasterização do Ubuntu.
Até o momento o UbuntUCA vinha sendo mantido apenas por mim. Ele é, literalmente, um projeto de um homem só. É claro que, eu converso com professores e alunos, além de observar o uso do UbuntUCA no cotidiano da sala de aula, (sou coordenador pedagógico do programa UCA da minha escola) e é isso que me dá a oportunidade de saber o que os usuários do UbuntUCA querem e precisam em um sistema operacional.
O UbuntUCA DEVE se parecer ao máximo com o Ubuntu. Pois quem procura o UbuntUCA, não quer um novo sistema. Quem procura o UbuntUCA quer o próprio Ubuntu. Mas o Ubuntu não serve para o PROUCA, ele precisa ser adaptado ao projeto, e é isso que o UbuntUCA é: uma adaptação do Ubuntu para laptops educacionais.
A interface escolhida para a próxima versão do UbuntUCA é o MATE Desktop. Eu já fiz inúmeros experimentos com o XFCE e com o LXDE, mas infelizmente essas duas interfaces não possuem os recursos necessários para atender às necessidades do público-alvo do UbuntUCA. O KDE e o Unity, estão fora de questão, por hora. O GNOME-Shell não tem a intuitividade e simplicidade necessária para o projeto.
Hoje, recebi a primeira prévia do novo site do UbuntUCA (ainda não está disponível para acesso), pretendo usá-lo como uma plataforma de desenvolvimento para o projeto. É através do site oficial do UbuntUCA que eu pretendo me comunicar e orientar os desenvolvedores que quiserem participar do projeto.
Mas, caso alguém esteja ansioso para botar a mão na massa, vou adiantar alguns pontos em que precisarei de ajuda no desenvolvimento da 4ª versão do UbuntUCA:
Quero encontrar uma maneira de contabilizar os usuários do UbuntUCA. Não tenho a mínima ideia de como fazer, quero que alguém, literalmente, faça-a por mim, ou me indique os caminhos para fazer.
Até o momento eu usava o remastersys para gerar a imagem ISO final do UbuntUCA. Mas no Ubuntu 12.04, o remastersys está pedindo mais de 200 dependências (antes só pedia 22) para ser instalado. Entre as dependências do remastersys, estão componentes do KDE, como akonadi server. Isso é um grande problema, pois essas dependências são completamente inúteis e só ocupam um espaço precioso na ISO do UbuntUCA.
Preciso de um pressed para automatizar os passos da instalação do UbuntUCA.
Tenho tido alguns problemas com documentos do LibreOffice e preciso tentar encontrar a solução para eles (mais tarde eu me aprofundo neles), pois está fora de questão utilizar outra suíte de escritório menor. No máximo posso considerar o uso do novo OpenOffice (que eu ainda não tive tempo de testar).
Enfim, ainda tem muuuuiiito mais coisas em que preciso de ajuda. Mas estou muito cansado para escrever, trabalhei hoje o dia todo (tinha festa beneficente na minha escola) e preciso descansar. Além do mais, eu trouxe muito trabalho pra casa pra esse fim de semana (vida de professor não é fácil não rsrsrsr). Peço que me desculpem por não poder atendê-los melhor no momento. Mas não se preocupem, estamos em maio e tenho até novembro pra terminar a 4ª versão do UbuntUCA rsrsrs.
Um grande abraço.