Fim do Big Linux e início do UniãoLivre! [RESOLVIDO]

73. Re: Fim do Big Linux e início do UniãoLivre! [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/05/2012 - 14:26h

ianclever, você ainda está muito radical, menino! rsrsrs

A idéia não é fazer um fork do UbuntUCA ou coisa do gênero, e sim, contribuir COM ELE.

Em minha opinião, não devemos mudar a interface, não devemos mudar nada em relação à aparência atual. Digo isso, não por ser Gnome, não por ser Ubuntu, e sim, porquê essa interface do UbuntUCA foi desenvolvida com o apoio de professores, educadores e psicólogos, que fazem o melhor para que o UbuntUCA possa ser usado desde crianças de 4 anos, até universitários. Dessa forma, eu acredito que ele seja melhor que Unity, Gnome-Shell, KDE, Plasma Active, OpenBox, LXDE, Xfce (padrão) e etc...

Progravelmente, na nova versão, o UbuntUCA deve ser lançado com o Xfce, pois pelo que fiquei sabendo, o projeto não gostou muito do Unity e Gnome-Shell. Nesse caso, a interface deve ter a mesma aparência, já que o Xfce é tão quase personalizável quanto Gnome 2.


  


74. Re: Fim do Big Linux e início do UniãoLivre! [RESOLVIDO]

ian cléver sales fernandes
ianclever

(usa Arch Linux)

Enviado em 26/05/2012 - 14:58h

ok, mas... quando botaremos a mão na massa?
e uma dúvida:
O projeto UCA é patrocinado pelo governo, tem até o UbuntUCA, que faz parte dele, mas... existe tb o Linux Educacional que também é mantido pelo governo, qual é a ponte de ligação entre os dois? Digo pq o governo não é bobo, qual o interesse dele de manter 2 distros sendo que podia manter apenas 1?


75. Re: Fim do Big Linux e início do UniãoLivre! [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/05/2012 - 17:59h

A gente vai colocar a mão na massa quando o Gedimar resolver abrir o projeto.

Em relação ao Linux Educacional, "tem que ver isso aí" com o Gedimar. Não tenho a mínima idéia do porquê.


76. Re: Fim do Big Linux e início do UniãoLivre! [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/05/2012 - 20:58h

Olá pessoal,

Fico contente em saber que estão dispostos ajudar.

Quero aclarar um pouco mais sobre o que é o UbuntUCA e como a coisas funcionam no projeto.

1º O UbuntUCA não tem nenhum patrocínio.

2º O UbuntUCA não é a distro oficial do Programa UCA. O UbuntUCA não tem vínculo com nenhuma instituição. Não tem apoio do governo e não tem nenhuma ligação com nenhuma instituição governamental. Ele é apenas uma alternativa para as escolas que não gostam do sistema que vem embarcado nos laptops do Programa UCA. O Metasys, e parece que o Mandriva, é que tem contrato com o ministério da educação e recebem incentivo financeiro para desenvolver suas distros adaptadas aos laptops do PROUCA.

O UbuntUCA só é usado por escolas, cujos alunos e professores rejeitam os sistemas operacionais que embarcam os laptops do PROUCA. Nesses casos, o responsável pelo projeto da escola em questão, formata todos os laptops dos alunos e professores e instala o UbuntUCA nessas máquinas.

O UbuntUCA não é uma distro, mas sim, apenas uma remasterização do Ubuntu.

Até o momento o UbuntUCA vinha sendo mantido apenas por mim. Ele é, literalmente, um projeto de um homem só. É claro que, eu converso com professores e alunos, além de observar o uso do UbuntUCA no cotidiano da sala de aula, (sou coordenador pedagógico do programa UCA da minha escola) e é isso que me dá a oportunidade de saber o que os usuários do UbuntUCA querem e precisam em um sistema operacional.

O UbuntUCA DEVE se parecer ao máximo com o Ubuntu. Pois quem procura o UbuntUCA, não quer um novo sistema. Quem procura o UbuntUCA quer o próprio Ubuntu. Mas o Ubuntu não serve para o PROUCA, ele precisa ser adaptado ao projeto, e é isso que o UbuntUCA é: uma adaptação do Ubuntu para laptops educacionais.

A interface escolhida para a próxima versão do UbuntUCA é o MATE Desktop. Eu já fiz inúmeros experimentos com o XFCE e com o LXDE, mas infelizmente essas duas interfaces não possuem os recursos necessários para atender às necessidades do público-alvo do UbuntUCA. O KDE e o Unity, estão fora de questão, por hora. O GNOME-Shell não tem a intuitividade e simplicidade necessária para o projeto.

Hoje, recebi a primeira prévia do novo site do UbuntUCA (ainda não está disponível para acesso), pretendo usá-lo como uma plataforma de desenvolvimento para o projeto. É através do site oficial do UbuntUCA que eu pretendo me comunicar e orientar os desenvolvedores que quiserem participar do projeto.

Mas, caso alguém esteja ansioso para botar a mão na massa, vou adiantar alguns pontos em que precisarei de ajuda no desenvolvimento da 4ª versão do UbuntUCA:

Quero encontrar uma maneira de contabilizar os usuários do UbuntUCA. Não tenho a mínima ideia de como fazer, quero que alguém, literalmente, faça-a por mim, ou me indique os caminhos para fazer.

Até o momento eu usava o remastersys para gerar a imagem ISO final do UbuntUCA. Mas no Ubuntu 12.04, o remastersys está pedindo mais de 200 dependências (antes só pedia 22) para ser instalado. Entre as dependências do remastersys, estão componentes do KDE, como akonadi server. Isso é um grande problema, pois essas dependências são completamente inúteis e só ocupam um espaço precioso na ISO do UbuntUCA.

Preciso de um pressed para automatizar os passos da instalação do UbuntUCA.

Tenho tido alguns problemas com documentos do LibreOffice e preciso tentar encontrar a solução para eles (mais tarde eu me aprofundo neles), pois está fora de questão utilizar outra suíte de escritório menor. No máximo posso considerar o uso do novo OpenOffice (que eu ainda não tive tempo de testar).

Enfim, ainda tem muuuuiiito mais coisas em que preciso de ajuda. Mas estou muito cansado para escrever, trabalhei hoje o dia todo (tinha festa beneficente na minha escola) e preciso descansar. Além do mais, eu trouxe muito trabalho pra casa pra esse fim de semana (vida de professor não é fácil não rsrsrsr). Peço que me desculpem por não poder atendê-los melhor no momento. Mas não se preocupem, estamos em maio e tenho até novembro pra terminar a 4ª versão do UbuntUCA rsrsrs.

Um grande abraço.


77. Re: Fim do Big Linux e início do UniãoLivre! [RESOLVIDO]

ian cléver sales fernandes
ianclever

(usa Arch Linux)

Enviado em 26/05/2012 - 21:49h

Wolner escreveu:

A gente vai colocar a mão na massa quando o Gedimar resolver abrir o projeto.

Em relação ao Linux Educacional, "tem que ver isso aí" com o Gedimar. Não tenho a mínima idéia do porquê.


Wolner eu não sei como vc, e os outros andam de tempo, mas podemos ver também a possibilidade de ajudar tanto o ubuntUCA, quanto o linux educacional, pois esse ultimo, apesar de te uma estética boa, usa programas obsoletos, e é ele vem por padrão em pcs do governo(pelo menos em minha região), na realidade, não é bem nos pcs e sim nos projetores-pcs(não sei se o nome é esse, mas da pra entender).
No momento eu estou atoa, só tenho escola e mais nada, mas a partir do meio do ano meu tempo ficará escasso, pois vou começar a me preparar para o vestibular(ciência da computação), mas em compensação, se eu passar, vou poder ajudar mais ativamente o ubuntUCA e começar a trabalhar uma distro voltada para os usuários finais(caseiros), e desde já convido a todos para me ajudar nela também, más já aviso, vou buscar criar algo, inovador de verdade, percorrer um longo caminho, começar quase do zero, criar empacotamento novo..... Todo o caminho que distros consagradas já percorreram e tornar a Distro 'referencia' para o Brasil, como o Kurumim foi um dia, quem for querer e poder me ajudar, tem que estar disposto a trabalhar muuuuito, por hora nós podemos começar a fazer alguns levantamentos, tipo o que os leigos sentem necessidade, assim como o Gedimar fez com o UbuntUCa, só que este(ubuntUCA), voltado para escolas, e o meu será para os leigos, usuários finais.
Vamos pegar nessas Empreitadas?


78. Re: Fim do Big Linux e início do UniãoLivre! [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 27/05/2012 - 09:03h

Esse meu fim de semana foi bastante tecnológico. Aproveitando que o aniversário de minha mãe é hoje, levei ela ao shopping ontem... o maior shopping da cidade (o Independência, em Juiz de Fora).

Chegando lá, coloquei as mãos no iPad 1 e iPad 2. Fora eles, testei também vários outros tablets como Motorola Xoom, Galaxy Tab 7" e 11" e o nacional Positivo Spy.

Em relação aos notebooks e variantes, pude testar de perto um MacBook Air (que mais parece um ultrabook, extremamente fino) e um MacBook Pro, esse "bem maior", do tamanho de um notebook comum.

No mesmo dia, mais cedo, fui comprar um mouse, e conversando com o vendedor, ele me demonstrou o Windows 8 em seu próprio notebook que estava usando.

Confesso que só nesse fim de semana, me atualizei ao máximo, pois como podem perceber, tive contato com diversos tipos de hardware.... e as minhas opiniões de Linux também mudaram.

Como vou explicar...

#Gedimar, pensando um pouco melhor, eu acho que minhas idéias são um pouco radicais demais para que possam ser inclusas no UbuntUCA. Não estou querendo interromper a nossa contribuição com o projeto, mas eu acho que o UbuntUCA é uma remaster muito específica e que não deve ser alterada por idéias um pouco "radicais" que estou tendo no momento.

Ainda não vou postar aqui o que tenho em mente, pois preciso pensar em algo mais palpável e confiável, mas em breve, posto novidades.

Do que eu tenho certeza é apenas que eu quero criar uma distro diferente, seja ela uma simples remaster ou uma distro independente. O linux é muito bom, mas acho que ele ainda não está preparado para alguns dispositivos.

Somente ontem, como eu disse, tive contato com Windows 8, iOS 5, Android 3.1 e 2.2. Tanto em tablets, como nets, notes e ultrabooks. Tirando esse detalhe, eu já conheço Unity, Gnome-Shell, Xfce e LXDE.

São muitos ambientes, muitas qualidades e muitos defeitos. Acho que estou concordando um pouco mais com você, #ianclever.

Em relação à ajuda:
Gedimar escreveu:

Até o momento eu usava o remastersys para gerar a imagem ISO final do UbuntUCA. Mas no Ubuntu 12.04, o remastersys está pedindo mais de 200 dependências (antes só pedia 22) para ser instalado. Entre as dependências do remastersys, estão componentes do KDE, como akonadi server. Isso é um grande problema, pois essas dependências são completamente inúteis e só ocupam um espaço precioso na ISO do UbuntUCA.



Experimente o Ubuntu Builder: http://www.hardware.com.br/tutoriais/ubuntu-builder/

É o melhor que conheço.


79. Esclarecendo algumas coisas...

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 27/05/2012 - 13:32h

Conversando com o Gedimar via e-mail, decidimos (eu e ele) que o UbuntUCA não será uma "boa base" para um Linux de âmbito nacional, pois o UbuntUCA atende especificamente os alunos do projeto ProUCA. Dessa forma, qualquer tipo de interferência não seria bem vinda para o trabalho do Gedimar e de tantos outros professores e alunos.

ERRATA:
Me corrigindo, gostaria de dizer que o UbuntUCA não recebe incentivo do Governo, não tem associação nenhuma com o governo é não e mantido pelo Governo.

Ele é apenas uma remasterização independente, que pode ser usada no lugar do sistema operacional oficial dos computadores do ProUCA, caso professores e/ou alunos se descontentem com ele. Ou seja, é apenas mais uma opção de sistema operacional para os computadores do projeto UCA.

--------------------------------------------------------------------------------------
Dito isso, gostaria de entrar em contato com você, #ianclever, para que possamos debater algumas idéias, para decidirmos se vale à pena fazer uma remasterização, se vale à pena criar uma distro "do zero", ou se não vamos fazer nada próprio e apenas contribuir com os projetos já existentes.

Uma coisa que gostaria de deixar claro é que não estou gostando da situação atual das distribuições Linux, e gostaria de fazer algo à respeito, não por ser nacionalista, mas sim, visando cada vez mais usuários para o sistema do pinguim.

Também convido os caros amigos #milesmaverick e #Dark_Sonic para participar desse debate, caso desejem.

Agradeço a atenção, e vou ali, estudar um pouco mais de linux!


80. Re: Fim do Big Linux e início do UniãoLivre! [RESOLVIDO]

ian cléver sales fernandes
ianclever

(usa Arch Linux)

Enviado em 27/05/2012 - 13:59h

Nossa aí na região de vcs deve ser bom demais, em termos de tecnologia, pq aqui no tocantins, ainda é muito carente, e as poucas coisas que tem aqui custam caro.
#Wolner, entrando em contato com várias tecnologias, você deve ter percebido o que eu falo a muito tempo, o linux é bom, mas a 'cara' dele ainda não está pronta para os usuários finais, nos temos os moldes, mas a face, ainda há muito a ser feito.
Acho que além de fazer algo bom, é preciso fazer 'humano', afinal, de que adianta ser bom e ninguém usar(exceto os desenvolvedores e experientes em informática).


81. Re: Fim do Big Linux e início do UniãoLivre! [RESOLVIDO]

ian cléver sales fernandes
ianclever

(usa Arch Linux)

Enviado em 27/05/2012 - 14:27h

Wolner escreveu:

Conversando com o Gedimar via e-mail, decidimos (eu e ele) que o UbuntUCA não será uma "boa base" para um Linux de âmbito nacional, pois o UbuntUCA atende especificamente os alunos do projeto ProUCA. Dessa forma, qualquer tipo de interferência não seria bem vinda para o trabalho do Gedimar e de tantos outros professores e alunos.

ERRATA:
Me corrigindo, gostaria de dizer que o UbuntUCA não recebe incentivo do Governo, não tem associação nenhuma com o governo é não e mantido pelo Governo.

Ele é apenas uma remasterização independente, que pode ser usada no lugar do sistema operacional oficial dos computadores do ProUCA, caso professores e/ou alunos se descontentem com ele. Ou seja, é apenas mais uma opção de sistema operacional para os computadores do projeto UCA.

--------------------------------------------------------------------------------------
Dito isso, gostaria de entrar em contato com você, #ianclever, para que possamos debater algumas idéias, para decidirmos se vale à pena fazer uma remasterização, se vale à pena criar uma distro "do zero", ou se não vamos fazer nada próprio e apenas contribuir com os projetos já existentes.

Uma coisa que gostaria de deixar claro é que não estou gostando da situação atual das distribuições Linux, e gostaria de fazer algo à respeito, não por ser nacionalista, mas sim, visando cada vez mais usuários para o sistema do pinguim.

Também convido os caros amigos #milesmaverick e #Dark_Sonic para participar desse debate, caso desejem.

Agradeço a atenção, e vou ali, estudar um pouco mais de linux!

ok, de forma podemos fazer contato?




82. Re: Fim do Big Linux e início do UniãoLivre! [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 27/05/2012 - 16:27h

#ianclever, no sul de Minas, onde moro, não é tão técnológico assim. Tanto é que eu só encontrei essa variedade de hardwares em um único shopping, o mais caro da cidade...e olha quem nem é na minha cidade natal, pois eu sou de Barbacena, e lá, provavelmente, os tablets só vendem por encomenda...rsrsrs. Juiz de Fora já é uma "cidade grande", com UF, aeroporto e tudo mais. Provavelmente deve estar entre as 10 maiores cidades de Minas. Além de que, não comprei nada, mas tive a oportunidade de testar muitas coisas.... e estou começando a entender o que você quer dizer...

Eu lhe enviei um e-mail pelo VOL, com meu contato via Google e MSN. Verifique o seu e-mail, o que foi registrado para fazer a sua conta no VOL.



83. Re: Fim do Big Linux e início do UniãoLivre! [RESOLVIDO]

ian cléver sales fernandes
ianclever

(usa Arch Linux)

Enviado em 27/05/2012 - 17:35h

Wolner escreveu:

#ianclever, no sul de Minas, onde moro, não é tão técnológico assim. Tanto é que eu só encontrei essa variedade de hardwares em um único shopping, o mais caro da cidade...e olha quem nem é na minha cidade natal, pois eu sou de Barbacena, e lá, provavelmente, os tablets só vendem por encomenda...rsrsrs. Juiz de Fora já é uma "cidade grande", com UF, aeroporto e tudo mais. Provavelmente deve estar entre as 10 maiores cidades de Minas. Além de que, não comprei nada, mas tive a oportunidade de testar muitas coisas.... e estou começando a entender o que você quer dizer...

Eu lhe enviei um e-mail pelo VOL, com meu contato via Google e MSN. Verifique o seu e-mail, o que foi registrado para fazer a sua conta no VOL.


ok!


84. Re: Fim do Big Linux e início do UniãoLivre! [RESOLVIDO]

Brian Chalega da Silva
brian_ch

(usa Arch Linux)

Enviado em 27/05/2012 - 17:38h

Não deixem de postar as suas opiniões aqui também. :-)

Do que especificamente vocês não gostam nas interfaces das distribuições atuais? Uma coisa a levar em conta é que a questão da facilidade de uso não é o único fator que leva o linux a ter menos usuários (aliás acho até que em situações normais as distribuições linux são bem mais fáceis de usar do que o win. por exemplo), outro grande motivo é que as pessoas já estão acostumadas a usar outros sistemas e resistem a qualquer mudança.

Sobre a questão dos tablets, acho que interfaces como gnome 3 e unity se adequariam bem, (além do android que já é uma realidade e usa o kernel linux).

Acho que seria mais interessante discutir sobre a facilidade ou dificuldade de coisas específicas, senão fica uma discussão muito genérica que acaba não levando a conclusão nenhuma.

Abraço.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts